O que pode ser um corrimento branco leitoso?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O corrimento branco leitoso pode ser natural ou significar infecção. Se não apresenta nenhum odor, pode indicar apenas lubrificação vaginal. Porém, acompanhado de coceira e grumos no corrimento, que deixam essa substância com aspecto a leite talhado, pode sugerir candidíase.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Como deve ser o corrimento vaginal? O corrimento na gravidez deve ser claro ou branco e ter uma textura pegajosa. Além disso, deve ser sem cheiro.

Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4).

Perto da menstruação, a gosma fica um pouco mais grossa e esbranquiçada. A mudança no aspecto do corrimento fisiológico resulta da ação dos hormônios. Antes da ovulação, o estrogênio é o hormônio mais abundante na pessoa.

O que é corrimento vaginal?

  • Cor e consistência. ...
  • Cheiro. ...
  • Volume. ...
  • 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  • 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  • 3 – Corrimento marrom ou rosado.

O corrimento vaginal caracterizado pela cor branca ou esbranquiçada e amarelo claro, quando acompanhado de um odor forte, coceira e vermelhidão na região da vulva pode ser um indicativo da candidíase. A Cândida é um fungo que está presente na flora bucal, no sistema digestivo e na flora vaginal.

A urina tem cor ou cheiro? O senso de olfato da mulher está alto e por isso o cheiro natural da urina fica mais aguçado, bem como ela consegue perceber a diferença no cheiro também. Caso a urina tenha cor rosa ou vermelha em qualquer momento da gravidez é importante falar com o seu médico.

O muco é natural e é indício de que o seu ciclo está a todo vapor. É normal a mulher perder de 5 a 10 ml de secreção por dia. Essa gosminha é produzida pelas glândulas da parede vaginal e do colo do útero. As mudanças hormonais causam a ovulação, que por sua vez estimula a produção do muco.

Geralmente, um corrimento amarelo indica alguma infecção provocada por bactérias, fungos, protozoários ou vírus.

Corrimento marrom ou vermelho (com sangue)
Em casos mais graves, o corrimento marrom ou vermelho pode ser um indicativo de câncer na vagina, no colo do útero ou no endométrio. Mas tenha atenção, já que, nos primeiros dias depois do término do período menstrual, é comum ter esse tipo de secreção.

2 - Corrimento branco que sinaliza período fértil
A fase ovular sinaliza o período fértil da mulher. Neste período, o corpo sinaliza isso por meio de um muco clarinho, parecendo clara de ovo.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Nem sempre o corrimento branco indica uma doença ou infecção, e é comum que as mulheres se deparem com a secreção na calcinha até mais de uma vez ao mês. Porém, quando acompanhado de outros sintomas, como coceira, é importante ligar o alerta e buscar um profissional que possa abordar possíveis causas.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

5 – Corrimento marrom
Um pouco mais grave que os tipos de corrimento que citamos até agora, aquele de coloração amarronzada (geralmente acompanhado de sangramento) pode significar que a mulher sofre de alguma alteração no colo do útero ou até mesmo câncer cervical.

Os sintomas da candidíase são: Corrimento esbranquiçado denso, em grumos, tipo “nata de leite” ou “leite coalhado” Sem cheiro. Coceira intensa na vagina e ao redor.