O que podemos chamar de utopia?

Perguntado por: etavares9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”. No sentido geral, o termo é usado para denominar construções imaginárias de sociedades perfeitas, conforme os princípios filosóficos de seus idealizadores.

Há em toda utopia um elemento distópico, expresso ou tácito, e vice-versa. A utopia pode ser distópica se não forem compartilhados os pressupostos essenciais, ou utópica a distopia, se a deformação caricatural da realidade não for aceita.

7 sinônimos de utopia para 1 sentido da palavra utopia: Ideia irrealizável: 1 fantasia, ficção, sonho, quimera, ilusão, invenção, mito.

Utópico é um termo relativo a utopia, ou seja, quando determinada ideia ou pensamento é idealista; fantasioso; quase impossível de ser realizado. Utópico pode ser também uma idéia de civilização ideal, tanto uma cidade como o mundo em geral.

Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”.

O que você precisa saber para escrever uma utopia
Os autores de utopias geralmente constroem uma sociedade utópica de acordo com sua crença e filosofia pessoais, pensando em como uma sociedade perfeita se pareceria e quais problemas poderiam ser contornados até que o status de perfeição pudesse ser alcançado.

A distopia é o inverso, o antônimo de utopia.

Utopia é o sentimento motivador da realização do Reino de Deus que se constrói com a força das pessoas simples assim como podemos perceber no texto bíblico. Este Reino é o Reino da persistência, conhecimento, comunhão. Da espiritualidade e da solidariedade.

Embora não exista, a utopia poderia se tornar a realidade do amanhã. Isso porque em tese, ela pode acontecer, já que não podemos prever o futuro. Ou seja, não é apenas pensável, mas possível, depende apenas das condições e das decisões de nossa sociedade.

As duas formas de utopia descritas até agora apresentam uma característica em comum: estar além do político e do humano; existe uma terceira utopia contemporânea que se distingue das duas anteriores justamente por ser humana e política: a utopia cosmo-política.

A utopia luta pela materialização de um desejo presente. Ela 'projeta', isto é, 'lança adiante de si' as coisas que devem acontecer e poderão acontecer se o homem quiser. A imaginação utópica dá à luz o que já está presente no seio das coisas”.

Em grego, tópos significa lugar e o prefixo "u" tende a ser empregado com significado negativo, de modo que utopia significa "não lugar" ou "lugar nenhum". Aliás, numa carta a Erasmo, Thomas More, inventor da palavra, enfatiza que a emprega no sentido negativo ou do "lugar nenhum".

A utopia, para Freire, se caracteriza como um modo de estar- sendo-no-mundo, que exige um conhecimento da realidade, pois conhecer é possibilidade de "pro-jetar", lançar-se adiante, buscar. 0 homem busca porque não está completamente "acabado", por ser "inconcluso", por "esperar".

Utopia é uma palavra frequentemente usada em português e em outras línguas para designar uma sociedade ideal, embora de existência impossível, ou uma ideia generosa, porém, impraticável.