O que produz a espuma?

Perguntado por: amota6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

O que você ainda não sabe é que a espuma é a união de bolhas bem pequenininhas que se formam à medida que o ar vai se juntando a essa mistura de água e sabão. Quando alguma dessas bolhas de sabão emerge, ela flutua sobre a superfície da água, uma vez que o ar é bem mais leve do que qualquer outro líquido.

A agitação do mar provocada pelas ondas faz a separação da gordura através da flotação e origina a espuma. A espuma também pode ser fruto de uma explosão na reprodução (florações) de algas. Diversas condições oceanográficas e de clima podem estimular o crescimento das microalgas formadoras de florações nos mares.

"A espuma é resultado de biodegradáveis que estão na água, mas ela retira do rio outros contaminantes, inclusive bactérias que estão na água e que são dispersados no ar", disse. Quando a espuma é carregada pelo vento, também pode causar manchas na pele e na roupa.

A espuma química é formada com a liberação de dióxido de carbono pela reação entre sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio em solução aquosa, que contém proteínas hidrolisadas como agentes espumantes. São espumas densas, viscosas e resistentes ao calor mas, como espalham-se lenta- mente, tem baixo poder de extinção.

Quando a espuma permanente não for mais necessária, basta aumentar sua temperatura acima dos 60° C que ela se desfaz. Se um sabão magnético não é suficiente, que tal um sabão cuja espuma pode durar meses, podendo ser "desligada" quando não for mais necessária?

A espuma é a união de minúsculas bolhas, que se formam quando entra ar na mistura de sabão e água. Elas flutuam porque o ar é mais leve do que a água. Isso acontece naturalmente quando sabonete, detergente, xampu ou condicionador são friccionados com água em uma superfície.

A espuma nos óleos lubrificantes é um problema principalmente quando não se dissipa, pois ela é um eficiente isolante térmico, o que torna o controle de temperatura do óleo bastante difícil quando há formação excessiva.

2) Utilização de tensoativos verdes no lugar do lauril.
Atualmente, já temos no mercado os chamados tensoativos verdes (Plantaren 1200 e 2000) , que são surfactantes biodegradáveis, oriundos de derivados de matérias-primas naturais renováveis de origem vegetal.

A explicação de como a espuma é formada é simples: se você pegar um pouco de água do oceano em um copo e olhar de perto, você verá que está repleto de pequenas partículas. Se você sacudir vigorosamente esse copo de água do oceano, pequenas bolhas se formarão na superfície do líquido.

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

O secretário acrescentou que o fenômeno também é causado pela mistura de algas com alguns compostos, como os plânctons. Ao morrerem, eles deixam grande quantidade de material orgânico que atua como agentes espumantes, ou uma espécie de detergente natural, que provocam as espumas.

Segundo o professor Noeli Juarez Ferla, essa espuma é a proteção das formas jovens da cigarrinha contra possíveis inimigos naturais. "As pessoas confundem com um problema da árvore ou com algo venenoso, mas é apenas uma forma de se proteger", explica.

Conheça os tipos de espuma para colchão:

  • Espumas de Poliuretano ou PU. Os colchões de espuma são comumente apontados como colchões de poliuretano, que são mais conhecidos no mercado brasileiro devido a tabela de densidade. ...
  • Látex. ...
  • Visco. ...
  • Viscoelástica gel. ...
  • Soft e Hiper Soft. ...
  • Espuma HR.

Resposta. O gás oxigênio (O2).

A espuma de PU é um produto econômico, que pode render até três vezes mais do que o volume inicial. A aplicação é rápida e fácil, já que o item vem pronto para uso. Por essas características, a espuma expansiva é comumente usada na fase de vedação e impermeabilização da obra.

É formada, basicamente, por gás carbônico, ou ar, preso na tensão superficial da bebida. Essa tensão que forma as bolhas, por isso, quando é fraca, a espuma se desfaz facilmente. Na cerveja, o que ajuda a manter a tensão superficial são as proteínas e os ácidos do lúpulo.

Assim como existem copos que formam uma espuma generosa, outros não têm o mesmo potencial, é o caso do copo “Pint”, por exemplo. Além disso, copos mal lavados ou com resquícios de detergente também são propícios a formar menos espuma. A maneira como a bebida é servida também interfere na formação.

A espuma expansiva de PU (poliuretano) é um excelente material selante e adesivo, indicado para vedação e preenchimento de espaços. Possui ótima aderência em matérias como madeiras, alvenarias, metais, plásticos, e é especialmente indicado para fixação de batentes, portas, janelas, entre outras superfícies.

A espuma é uma mistura feita entre um dispersante sólido ou líquido e um disperso no estado gasoso. Por exemplo, quando um gás é borbulhado em um líquido, notamos a formação de bolhas enormes; algumas com dimensões coloidais. Um exemplo assim é o chantilly, que é feito batendo-se o creme de leite fresco.

O Lauril éter sulfato de sódio (Sulfact Less) é um tensoativo aniônico líquido altamente espumante, atua no abaixamento da tensão superficial, promove a umectação da superfície e o emulsionamento da sujeira.

Será que quanto mais espuma um sabão ou um detergente produz, maior é o seu poder de limpeza? Esta é uma dúvida de limpeza comum, e facilmente solucionada! Não! Espuma não é garantia de limpeza.