O que que é Joquempô?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Para quem não conhece ou já não lembra mais, Joquempô é a brincadeira da pedra, papel e tesoura. A mão fechada representa a pedra, mão aberta o papel e dois dedos esticados formando um V representam a tesoura.

Viu como é fácil? Para começar, os participantes ficam um de frente para o outro, e ao mesmo tempo, colocam uma das mãos para frente representando um dos símbolos: Pedra, Papel ou Tesoura, como na figura abaixo. Pedra quebra Tesoura, Papel embrulha a Pedra e Tesoura corta papel.

A palavra jokenpô que vem do japonês “janken”, que significa pedra, papel e tesoura. No Brasil, em algumas regiões, é comum usarmos a expressão “janken-pô!” antes de iniciar uma partida, devido à influência dos imigrantes japoneses.

Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma: Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a). Tesoura ganha do papel (cortando-o).

pode ser realizada em qualquer espaço; o jogo consiste. em duas equipes, onde um aluno de cada equipe ao.

Esse jogo é bem parecido com outro clássico, o pega-pega. O objetivo da brincadeira cabra-cega é pegar um dos participantes enquanto se está vendado. Daí vem o nome “cabra-cega”. O jogador pego se torna o próximo a ser vendado e assim por diante.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

A brincadeira estimula a agilidade, a atenção, o respeito, a coordenação motora e o ritmo das crianças e elas sem dúvida se divertiram muito.

Felizmente, para ganhar dessa estratégia, basta seguir um guia mnemônico simples:

  1. Na rodada anterior, você jogou pedra. Pedra ganha de tesoura. Então jogue tesoura na próxima rodada;
  2. Na rodada anterior, você jogou papel. Papel ganha de pedra. ...
  3. Na rodada anterior, você jogou tesoura. Tesoura ganha de papel.

A pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel e o papel embrulha a pedra. Simples assim.

Oceania - Austrália - "Que horas são, Seu Lobo?" Como brincar: Uma criança será o lobo e ficará de costas para as outras, afastado cerca de 15 metros. As outras crianças começam a perguntar que horas são ao lobo. O número de horas dito pelo lobo é o número de passos que as crianças devem dar em sua direção.

O JOKENPÔ ou pedra, papel, tesoura é um jogo antigo, cujas origens remontam à Dinastia Han chinesa, de 206 a.C. até 220 d.C. A primeira menção desse jogo é encontrada em 'Wuzazu', um livro escrito pelo escritor chinês da dinastia Ming Xie Zhaozhi.

As primeiras referências deste jogo são encontradas em uma obra chinesa, chamada Wazuzu, de 1600 a.C. Só mais tarde, no século XVII, o jogo chegou ao Japão por meio de uma comunidade chinesa em Nagasaki.

O papel é feito carbonato de cálcio, mas especificamente o calcário, um subproduto. Esse carbonato vem das pedreiras e dos restos das indústrias de construção. Com isso, há uma redução da utilização de arvores, petróleo e água.

Pedra-papel-tesoura-lagarto-Spock é uma expansão do clássico método de seleção em jogo de pedra-papel-tesoura. Atua sob o mesmo princípio básico, mas inclui outras duas armas adicionais: o lagarto (formado pela mão igual a uma boca de fantoche) e Spock (formada pela saudação dos vulcanos em Star Trek).

1 – No inicio da brincadeira apresenta-se um voluntário dizendo ser capaz de adivinhar o pensamento dos demais, e mesmo aquilo que acontece na sala, na sua ausência…

Jeito de brincar
Quando o coordenador da brincadeira der o sinal, uma pessoa de cada equipe deverá mostrar a mão, no formato de pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dois dedos, indicador e médio, formando um "V"). Sempre que uma pessoa colocar um símbolo mais fraco, essa pessoa será eliminada da disputa.

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva.

Esta brincadeira também se chama: Cabra cega, galinha cega ou pata cega. Da para jogar com 2 ou mais pessoas. Uma pessoa estará com os olhos vendados.

Jeito de brincar
Uma criança é escolhida para ser a pata cega, que terá os olhos vendados. Uma outra criança gira a pata cega, para que ela perca a noção de onde está. Quem gira a pata cega pergunta: "Pata cega, de onde você vem?". Ela responde, por exemplo: "De Manacapuru".