O que quer dizer 80 Plus Bronze?

Perguntado por: iamorim9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

80 Plus é a eficiência da fonte, ou seja, quanto ela puxa da tomada para entregar tal potência. O 80 Plus White, tem 80% de eficiência, ou seja, 80% da energia puxada da tomada vai para o PC, o Bronze é de 85%, então 85% da energia da tomada vai para o computador, 80 Plus Gold 90%, e por aí vai.

Atualmente existes seis certificações 80 Plus: tradicional (“branca”), Bronze, Silver, Gold, Platinum e Titanium.

Basicamente, o selo 80 Plus assegura que a fonte é capaz de apresentar eficiência de pelo menos 80%. Essa certificação atesta que o produto passou pelos devidos testes de segurança contra variações na rede elétrica, e garante que a fonte alcançará a potência e durabilidade prometidas.

80 Plus é a eficiência da fonte, ou seja, quanto ela puxa da tomada para entregar tal potência. O 80 Plus White, tem 80% de eficiência, ou seja, 80% da energia puxada da tomada vai para o PC, o Bronze é de 85%, então 85% da energia da tomada vai para o computador, 80 Plus Gold 90%, e por aí vai.

Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

Sinais evidentes (ruídos, cheiro, fumaça etc.) Assim como em boa parte dos aparelhos eletrônicos, sinais aparentes, como ruídos, cheiro de queimado, excesso de calor e fumaça, servem de alerta para o usuário identificar problemas na fonte de alimentação.

Classificações 80 Plus
Hoje em dia praticamente todas as fontes tem pelo menos a classificação 80 Plus, que é o mínimo recomendado. São feitos vários testes por diferentes empresas, que usam um sistema de 115 volts para verificar se as fontes atendem os requisitos.

Se houver um botão liga/desliga na traseira da fonte, não esqueça de ligá-lo! A fonte deve ligar nesse momento (a ventoinha deve começar a girar). Se não ligar, verifique se há energia na tomada onde foi conectada. Se houver energia e a fonte não ligar mesmo assim, provavelmente está com defeito.

O PFC ativo é um circuito mais complexo, formado por partes eletrônicas e circuitos integrados que aumentam consideravelmente a potência e praticamente não oferecem perda de energia.

Fontes tem prazo de validade indeterminado, mas isso é, dentro de uma caixa... Oque pode acontecer é o Desgaste de algumas peças...

As fontes genéricas tem uma potencia nominal, que não é real, por exemplo: Elas dizem ter 500W, mas na vedade tem pouco mais de 200W. e usam também componentes de baixa qualidade. Ou seja, Existe sim uma grande diferença de qualidade entre uma fonte genérica e uma de qualidade, com Wats reais.

Desse modo, se quisermos saber o quão eficiente uma fonte é, precisamos dividir o maior valor pelo menor. Raramente o fabricante informa o valor necessário para o produto produzir a potência descrita.

80 PLUS Silver
Categoria que exige um pouco mais de eficiência do que a categoria Bronze, com uma eficiência de pelo menos 85% em 20% da carga máxima, 88% em 50% da carga máxima e 85% em 100% da carga máxima.

Full-modular e semi-modular, o que são? Outra dúvida que nem sempre aparece — mas deveria — é qual tipo de cabeamento você deve escolher. Em uma full-modular os cabos de alimentação são removíveis, já uma semi-modular, como o nome indica, tem os principais fixos e os demais removíveis.

O selo 80 Plus é dividido em 6 categorias, que aumentam a porcentagem de eficiência em determinados níveis de estresse — na prática, o valor estabelece um mínimo da capacidade máxima que a fonte deve entregar de acordo com a intensidade de uso.

Como aumentar para o nível ouro?

  1. Ativar o reconhecimento facial pelo app gov.br, com conferência da sua foto na base de cadastro da Justiça Eleitoral (TSE);
  2. Validar seus dados com um certificado digital compatível com ICP-Brasil.