O que quer dizer a expressão no entanto?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

conjunção Indica uma oposição; entretanto, contudo, todavia, mas, porém; tentei comprar um carro, no entanto não tinha o dinheiro suficiente. [Gramática] Exprime a ideia de oposição ou de compensação entre duas orações ou dois termos: deveria chegar mais cedo, no entanto cheguei atrasado.

“ENTRETANTO”, “NO ENTANTO” E “NO ENTRETANTO”
ENTRETANTO e NO ENTANTO são expressões sinônimas e quivalem a PORÉM, TODAVIA, NÃO OBSTANTE, etc. Exemplos: O professou falou muito, ENTRETANTO não me convenceu. O professor falou muito, NO ENTANTO não me convenceu.

Tipos de conjunções coordenativas
Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante.

"No entanto" leva vírgula antes e depois quando no meio de uma frase? Por exemplo, em: Gosto de futebol, no entanto, vejo pouco. Gosto de futebol, no entanto vejo pouco.

Os advérbios conetivos contudo, porém, todavia, assim como a locução no entanto, caracterizam-se por ter mobilidade na frase, podendo ocorrer no seu início.

1. Por sua vez. Expressão usado que significa adversão, o mesmo que contudo, entretanto, porém, no entanto, ainda assim.

Contudo é um advérbio com o sentido de «no entanto; todavia»: – Comprei dois livros, contudo, ainda não os li. Com tudo significa «com todas as coisas»: – Vi-me atrapalhado com tudo o que tinha para fazer.

Significado de Entretanto
conjunção Conjunção que indica oposição entre uma coisa e outra; mas, porém, contudo, todavia: estava almoçando, entretanto tive de parar.

A vírgula deve ser usada antes das conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e também das conclusivas (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então).

As expressões “no entanto” e “entretanto” são conjunções adversativas que trazem a ideia de contraste, assim como as palavras: “mas”, “todavia”, “porém”, “contudo”. Observe os exemplos abaixo: Ela foi embora às 18h, no entanto era para ter saído às 17h.

"Entretanto não foi possível reparar o dano.'' "Não foi possível, entretanto, reparar o dano.'' Entretanto e todavia são conjunções. Em começo de frase, conjunções não devem ser seguidas de vírgula.

Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas.

“Porquanto”, como dito, é uma conjunção explicativa, com sentido semelhante a “porque”, “pois”, “visto que” etc., e que é empregada para articular duas orações em relação de coordenação.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Use: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, mesmo assim. Exemplos: A aprovação da Lei Maria da Penha foi um avanço jurídico importante, porém ela não gerou todos os resultados esperados. A aprovação da Lei Maria da Penha foi um avanço jurídico importante.

a) Conjunções adversativas: são aquelas que trazem a ideia de contraste (mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto).

É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante". Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

No entanto, como eu indiquei, é uma conjunção coordenativa adversativa. Você nem precisa lembrar do nome, mas precisa lembrar a função. Elas funcionam como palavras que indicam contraste, oposição, ressalva. São elas: mas, porém, todavia, contudo, no entanto e entretanto.