O que quer dizer a sigla LED?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A sigla LED significa Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode). O LED é um componente eletrônico semicondutor que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz, através da eletroluminescência. É esse processo que confere à iluminação em LED características como o menor consumo de energia.

As lâmpadas de LED são mais eficientes do que as fluorescentes e halógenas, ou seja, gastam menos energia para iluminar tão bem quanto as outras. Assim, é possível economizar na conta de luz e ainda manter hábitos mais sustentáveis.

Cada cor possui um determinado comprimento de onda, sendo as cores mais utilizadas a vermelha, a âmbar, a azul, a verde, a violeta e a infravermelho e os comprimentos variam de 380nm a 1200nm.

O grande diferencial do LED é a baixa radiação infravermelha, insignificante na comparação com os outros modelos. É essa característica, portanto, que o faz ser uma lâmpada de baixa carga térmica. Na prática, isso faz com que o feixe de luz emitido na superfície não aqueça, ou seja, não interfere na temperatura.

Podemos diferenciar entre quatro tipos básicos de LEDs:

  • LED DIP ou Dual In-Line Package.
  • LED SMD ou Surface Mounted Diode.
  • LED COB ou Chip on Board.
  • MicroLED.

LED é a sigla para Light Emitting Diode quem em tradução significa “Diodo Emissor de luz”. Nada mais é do que um condutor de energia com proficiência para emitir luz à olho nu. Antes o LED era usado apenas como sinalizador de aparelhos eletrônicos como rádio e televisão, indicando se estava ligado ou não.

Quanto tempo dura a lâmpada de LED? Normalmente, as lâmpadas de LED podem durar até 2,5 vezes mais que lâmpadas fluorescentes. Sendo assim, podemos dizer que boas lâmpadas de LED tem durabilidade entre 25 até 50 mil horas, em condições de uso e operação normal.

Como principal desvantagem, além do preço, está o fato de que as lâmpadas LED possuem ângulo de abertura menor. Isso pode ser um ponto positivo se você quiser fazer uma iluminação direcionada, mas pode prejudicar se a ideia é iluminar um ambiente amplo.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente.

Caso seja uma lâmpada de luz de LED amarela, por exemplo, ela será mais econômica e bastante durável, enquanto as incandescentes são as que mais gastam energia.

A seguir, uma ordem crescente de “facilidade” para acender algumas cores de LED: infra-vermelho (1,1 volts); vermelho (1,8 volts); amarelo (2,0 volts); laranja (2,0 volts); verde (2,1 volts); azul (3,1 volts); branco (3,1 a 4,0 volts, dependendo de como foi fabricado).

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

A lâmpada de led fica acesa mesmo desligada porque não houve interrupção de energia, novamente devido à fase (que mantém a energia fluindo) e um problema comum chamado “fuga de corrente”, este último causado por: umidade / entrada de água no conduíte.

Segundo especialistas, não há diferenças no que diz respeito à eficiência energética no uso de iluminação quente ou fria. Isso dependerá muito mais do modelo de lâmpada em si do que do tom.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica.

A fita LED 5050 possui medida de 10 mm de largura e é consideravelmente mais potente em relação ao modelo anterior, pois além de ter LEDs triplos, seus LEDs são maiores, medindo 5 mm por 5 mm.

A diferença está na retroiluminação. Enquanto um monitor LCD padrão usa lâmpadas fluorescentes, um monitor LED usa diodos emissores de luz. Os monitores LED geralmente têm qualidade de imagem superior, mas sua retroiluminação vêm em várias configurações distintas, algumas das quais criam imagens melhores do que outras.

O LED geralmente é utilizado em eletroeletrônicos, onde é vantajosa sua aplicação para sinalização (ligado ou desligado), por exemplo. É muito fácil encontrar LEDs em vários aparelhos domésticos, como as TVs de LED, também em rádios, computadores, em alguns tipos de semáforos e etc.