O que quer dizer a sigla MTST?

Perguntado por: omatias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) é um movimento de caráter social, político e popular fundado em 1997 que advoga principalmente pelo direito à moradia, pela reforma urbana e pela diminuição da desigualdade social.

O MTST é um movimento que organiza trabalhadores urbanos a par- tir do local em que vivem: os bairros periféricos. É um movimento de trabalhadores sem-teto que luta por moradia e por uma Reforma Urba- na popular e classista.

De acordo com ele, todo bem, seja móvel ou imóvel, rural ou urbano, deve ser utilizado em prol dos interesses da sociedade, e não apenas dos proprietários. Ou seja, militantes do MST não vão invadir a sua casa, a chácara da sua tia ou o sítio do seu avô.

Durante a pandemia, o MTST abriu cerca de 200 cozinhas solidárias em dez estados e no Distrito Federal, distribuindo cerca de 1 milhão de marmitas de forma gratuita. No final de janeiro de 2023, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados anunciou que o deputado Guilherme Boulos será o líder do partido em 2023.

Um sem-abrigo, pode também viver em abrigos institucionais de associações sem fins lucrativos ou instituições de solidariedade social, colocando-se frequentemente a questão da reinserção do indivíduo no mercado de trabalho.

Muitos atos do MST implicam ameaça e ferimento a pessoas, depredação de bens e interrupção do tráfego nas estradas”, diz Maristela Basso, professora de direito internacional na Universidade de São Paulo.

Em 1984, apoiados pela Comissão Pastoral da Terra, representantes dos movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores rurais e outras organizações reuniram-se em Cascavel, Paraná, no 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, para fundar o MST.

Frequentemente, o MST realiza ações no Incra de modo a pressionar a autarquia no cumprimento da legislação da reforma agrária no Brasil, além da tentativa de ampliar o canal de diálogo entre os movimentos sociais no campo e o governo brasileiro.

Conhecendo melhor o MTST e o contexto de suas origens
Diante desse discernimento, na marcha anual do MST à Brasília, em 1997, este movimento decidiu liberar militantes “para criar um movimento urbano.

O principal objetivo do MST é a transformação social por meio da Reforma Agrária, a partir do uso de áreas improdutivas, latifúndios, terras griladas, ou que, entre outras irregularidades, cometam crimes ambientais e não respeitem as relações de trabalhos existentes ali.

Das 661 invasões a territórios ancestrais registradas pelo centro de documentação da CPT na última década, 411 ocorreram durante o governo Bolsonaro, um percentual de 62,17%.

Inicialmente mais forte na região Sul, o MST expandiu-se pelo país. Hoje, o movimento está presente em 24 estados e em assentamentos da reforma agrária que somam 350 mil famílias.

De janeiro até 23 de abril de 2023, trabalhadores rurais sem terra realizaram 33 invasões de imóveis rurais pelo Brasil, número que já supera o total de ações em cada um dos últimos 5 anos. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que, até o dia 20 de abril, houve 30 ocupações.

MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto
A hierarquia da organização propõe a ideia de visibilidade por meio de ocupações em prol da conquista de seus objetivos. O movimento popular se organiza por meio de milhares de trabalhadores que lutam pelo direito constitucional à moradia digna.

Você pode fazer a sua Pré-Inscrição no Movimento Sem Terra Leste 1 pela Internet. Basta entrar neste Link e colocar os seus dados. No entanto, para fazer parte do Movimento, você precisa comparecer na data que for pré-agendada para assinar sua ficha de inscrição e se integrar a um grupo do Movimento.

Através do Contrate Quem Luta, que funciona totalmente via WhatsApp, os interessados podem contratar serviços de qualidade como pintor, mestre de obras, diarista, segurança e babá, entre outros.

Os sem-teto representavam então 0,2% da população dos Estados Unidos; 17 pessoas por 100.000 habitantes. Dois anos depois, em janeiro de 2020, 580.466 pessoas entraram nessa categoria, segundo a edição de 2021 do State of Homeless.

Segundo as informações do Relatório de Impacto TETO Brasil 2021, o país tem 5,8 milhões de famílias sem casa ou que vivem em moradias precárias.

Os números consolidados de 2022 apontam pelo menos 281.472 pessoas vivendo nas ruas pelo país, o que representa uma alta de 38% em relação a 2019, período pré-pandemia. O salto foi de 211% em uma década – em 2012, eram 90.480 pessoas sem um teto no Brasil.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou, na madrugada deste domingo (23), mais três ocupações na Bahia, dando sequência às mobilizações do “Abril Vermelho”. Mais de 500 famílias ocuparam terrenos em diferentes regiões do Estado, segundo anunciou o próprio movimento.