O que quer dizer barriga cheia?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Antes é bom saber que a expressão “reclamar de barriga cheia” refere-se ao fato de alguém estar reclamando pelo simples fato de reclamar. Ou seja, ela não tem motivos para reclamar; pois, acredita-se que ela já tem tudo ou que deveria estar satisfeita/feliz com o que tem.

A sensação de barriga inchada, geralmente, está relacionada ao excesso de gases no organismo, provocado pelo consumo de alimentos de digestão mais lenta. Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles.

A comida certa também é importante ; alimentos mais resistentes à mastigação favorecem a saciedade, assim como aqueles que demoram mais tempo para serem digeridos. "Alimentos macios, como massas, bolos e purês, que não exigem muita mastigação, comprometem a saciedade.

Renato Saad – Esse tempo varia de indivíduo para indivíduo. Depende, também, do tipo de alimento ingerido e do primeiro estágio da digestão que se processa na boca durante a mastigação. Em geral, demora entre uma ou duas horas. O estômago só se esvaziará, quando o alimento atingir consistência, pH e temperatura ideais.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

Nada é o que parece
Os especialistas ouvidos concordam que ao ingerir bebidas alcoólicas com o estômago vazio são obtidos efeitos secundários mais rápidos e intensos.

O chá verde e as infusões de hibisco, de hortelã e de gengibre possuem ação termogênica, colaboram para a digestão e são anti-inflamatórios. Para potencializar o efeito dessas bebidas, vale ainda acrescentar cravo e canela e beber assim que acordar ou antes de dormir.

8 alimentos que causam barriga

  1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. ...
  2. Açúcar. ...
  3. Bebidas alcoólicas. ...
  4. Refrigerante. ...
  5. Feijão. ...
  6. Repolho e couve-flor. ...
  7. Laticínios. ...
  8. Biscoitos.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Escolha calças de cintura média ou alta para ficar com o corpo mais bem modelado. Os jeans de cintura média ajudam a dar apoio e a cobrir a barriga. Esse é o melhor cós para quem está querendo esconder os pneuzinhos. Evite calças de cintura baixa.

Realmente faz mal ler após as refeições? Não. Segundo os especialistas, essa é só mais uma crendice popular. “O pior que pode acontecer é uma sensação de sonolência, já que durante a digestão o fluxo sanguíneo se concentra no estômago”, diz o oftalmologista Emílio de Haro Muñoz, da Unifesp.

No estômago, diminui a defesa da mucosa por baixar a produção de prostaglandinas, o que reduz a barreira de muco e bicarbonato - além de aumentar a permeabilidade de células estomacais e reduzir o fluxo de sangue para a mucosa. Isso a torna mais suscetível a ação do suco gástrico, causando gastrites e úlceras.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

"A barriga fica dura porque a gordura é produzida e armazenada entre os órgãos. Quando não há mais espaço, ela empurra toda a parede muscular do abdômen para fora. Por isso, você aperta e não sente flacidez", explica o médico. Além disso, a gordura visceral funciona no corpo como um órgão à parte.