O que quer dizer cisto heterogêneo?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Cistos complexos são todos os outros cistos que fogem das características de cisto simples. Ou seja, são cistos com conteúdo heterogêneo ou vegetação interna, septações, paredes espessas, vascularização atípica, contornos irregulares, entre outras características.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção. A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito intensa e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência!

As pacientes acometidas por estes tipos de cistos no ovário não funcionais podem permanecer sem sintomas (assintomáticas) ou apresentar dor abdominal, além de aumento do volume abdominal, irregularidade menstrual e alterações urinárias ou digestivas.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Embora a maioria dos cistos seja benigna, uma pequena porcentagem pode ser maligna. Às vezes, a única maneira de saber com certeza se o cisto é maligno é removê-lo cirurgicamente. Os cistos benignos podem ser acompanhados por exames de imagem ou removidos cirurgicamente.

É o tipo mais comum de cisto benigno. São mais presentes em mulheres jovens, com idades entre 15 e 40 anos. Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas.

– São semelhantes no formato, o que gera a confusão. – Podem ser benignos ou malignos. Portanto, os cistos podem não ser de todo bonzinhos e os nódulos pelo contrário, muitos representam achados que não irão gerar danos.

Geralmente, os cistos no ovário não causam alterações hormonais nem afetam a fertilidade da mulher. Dentre seus principais sintomas, destacam-se dores abdominais ou na região pélvica, enjoos e vontade de urinar frequentemente – sinais que merecem acompanhamento médico e que são relacionados com cistos volumosos.

– Cisto no Ovário engorda? O que acontece é que o cisto no ovário pode provocar aumento do volume abdominal, quando muito grande, o que dá a sensação de ganho de peso. As alterações hormonais causadas pelo cisto também podem facilitar o ganho de peso.

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Quando duas ou mais substâncias não possuem a capacidade de misturarem-se por completo, são chamadas de heterogêneas. Assim, a mistura poderá ser, por exemplo, bifásica ou trifásica.

Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125.

Crescimento anormal do cisto. Esta situação traz sintomas como dor ou sensação de peso na região pélvica ou abdominal, desconforto durante o ato sexual, distensão abdominal, enjôos, vontade de urinar (caso a bexiga esteja sendo comprimida), dificuldade ou vontade súbita de evacuar (caso o reto esteja sendo comprimido).

Tratando um cisto benigno
Na maioria das vezes, os cistos não necessitam de nenhum tratamento. Com exceção dos casos em que há dor ou desconforto da paciente, quando é possível fazer uma punção com agulha fina, no próprio consultório, para retirada do líquido acumulado.

Conforme o cisto cresce, os sintomas podem incluir:

  • dor incômoda na parte inferior das costas ou coxas.
  • pressão, inchaço.
  • dor na parte inferior do abdômen.
  • dor durante a relação sexual.
  • problemas de bexiga ou intestino.
  • sangramentos ou manchas.
  • ganho de peso.

O corpo é vivo e por isso as células estão sempre se regenerando. Dentro da célula tem um gene responsável pela divisão celular, necessário pelo processo de cicatrização. Quando ocorre um erro nesse processo, as células ficam se dividindo sem parar e aí se formam as lesões que podem ser nódulos, cistos ou pólipos.

É importante lembrar que quando menores que 2,0 cm, os nódulos malignos têm mais de 95 por cento de chance de cura, e geralmente não são palpáveis pelas pacientes. Daí se vê a grande importância dos exames de rotina, como a ecografia e a mamografia.

Não existe um limite que defina quando os nódulos da tireoide serão considerados grandes ou pequenos. Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.