O que quer dizer conhecer do recurso e Dar-lhe provimento por unanimidade?

Perguntado por: nnovais7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O conhecimento do recurso quer dizer que ele atende a todos os requisitos de admissibilidade e o provimento significa que a decisão proferida pelo Tribunal modificou a sentença favoravelmente a quem recorreu.

Significa que o recurso foi analisado e que o pedido contido nele foi parcialmente aceito por um juiz ou uma juíza.

Significa que o recurso foi analisado, mas o pedido contido nele foi negado, isto é, a sentença foi mantida.

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante.

Concluído o julgamento de um processo pelo colegiado, os autos são enviados para o gabinete do ministro que redigirá o acórdão e elaborará a ementa do julgado.

Dá-se provimento quando verifica que a decisão da Junta de recursos deve ser reformada. Dá-se provimento parcial quando verifica que apenas parte da decisão da Junta de Recursos deve ser reformada.

A diferença fundamental entre a sentença e o acórdão é que a sentença é definida apenas por um julgador, enquanto o acórdão envolve vários julgadores para obtenção de um resultado final. Tanto a sentença quanto o acórdão marcam o fim do processo, ao menos na instância em que ele se encontra.

Acórdão é a decisão do órgão colegiado de um tribunal (câmara, turma, secção, órgão especial, plenário, etc.), que se diferencia da sentença, da decisão interlocutória e do despacho, que emanam de um órgão monocrático, seja este um juiz de primeiro grau, seja um desembargador ou ministro de tribunais — estes, ...

Recurso Ordinário: É o recurso aberto se, após a sentença, uma das partes envolvidas sentir-se insatisfeita, então o caso será encaminhado para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e será julgado por três desembargadores que decidirão se vão manter a sentença proferida ou modificar de acordo com o recurso das partes.

Se um órgão julgador, ao julgar o mérito de um recurso, chegar à conclusão de que o recorrente não tem razão – o que implica reconhecer que a decisão recorrida foi acertada – o julgamento proferido pelo tribunal, em vez de confirmar, substitui a decisão recorrida (CPC-1973, art.

Após a decisão do TRT, chamada de acórdão, pode haver recurso ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Em casos específicos, pode haver recurso ao Supremo Tribunal Federal.

A própria prática forense reconhece a distinção, tanto assim que, para diferenciar as duas fases de apreciação, consagrou as expressões conhecer ou não conhecer – para representar o juízo de admissibilidade – e dar provimento ou negar provimento para se referir à hipótese em que o recurso teve seu mérito apreciado.

Qual o recurso cabível contra os acórdãos de mérito, não unânimes, proferidos no julgamento de Apelação? O recurso cabível é o de Embargos Infringentes previsto no artigo 609 do CPP.

Unanimidade é um substantivo feminino que significa a qualidade de algo unânime, ou seja, em que existe um acordo ou conformidade em alguma área (opiniões, votos, julgamentos, ideias, etc). Uma decisão por unanimidade é quando todos os envolvidos estão de acordo com o resultado.

Os acórdãos também são uma espécie de pronunciamento judicial, todavia, é definido com uma decisão colegiada (mais de um magistrado) de um órgão de Tribunal. Contra julgamentos colegiados, em regra, cabem recursos para as instâncias superiores.

O recurso especial é enviado para a Câmara de Julgamentos (2ª instância) e pode mudar até mesmo a própria decisão da Câmara ou da Junta de Recursos (acórdão). O pedido deve ser feito em até 30 dias após tomar conhecimento do resultado com o qual você discorda.