O que quer dizer escala 1 20?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Cada 4 centímetros no desenho equivale a 1 metro na edificação. Essa escala traz um grande detalhamento da obra, mas seu tamanho no papel é relativamente grande.

Uma escala de 1:100 (lê-se um para cem), sendo o numerador igual a 1 a medida do desenho e o denominador 100 a medida real do objeto. Podemos concluir que a cada 1 unidade no desenho equivale a 100 unidades do objeto real.

O primeiro número representa o tamanho real do objeto, e é sempre representado pelo número 1. O número seguinte representa quantas vezes a peça é menor que a original (este segundo número é o divisor). Quanto maior o divisor menor será a miniatura.

Existem dois tipos de escala: gráfica e numérica. O cálculo da escala é feito da seguinte maneira: E = d/D, sendo: d = dimensões no mapa; D = dimensões reais, no terreno.

A escala numérica do mapa é 1:70.000 (Lê-se – um para setenta mil). Significa que um centímetro no mapa corresponde a setenta mil centímetros no mundo real (área representada), que por sua vez equivale a 700 metros ou 0,7 quilômetro.

Escala 1:20 (um por vinte)
Cada 4 centímetros no desenho equivale a 1 metro na edificação. Essa escala traz um grande detalhamento da obra, mas seu tamanho no papel é relativamente grande.

Uma miniatura de um automóvel foi feita em escala 1:40 , o comprimento do automóvel real é de 4 m .

Existem três tipos de escala: natural, de redução e de ampliação.

Vejamos: A escala escolhida é 1:50, muito utilizada nos desenhos de arquitetura. Temos: 1 m ou 100 cm representados por uma grandeza 50 vezes menor, ou seja, 2 cm.

Miniaturas de Carros 1/18 - São miniaturas de carros destinados a colecionadores em escala 1/18, isto é 18 vezes menores que as carros originais, possuindo em média aproximadamente 25 cm de comprimento (entre 22 e 30 cm, dependo do tamanho do veículo original).

Miniaturas de Carros 1/24 - São miniaturas de carros para coleção em escala 1/24, isto é 24 vezes menores que as carros originais, possuindo em média aproximadamente de 18 a 20 cm de comprimento.

A lógica é simples: se na escala 1:50, 1 centímetro equivale a 1 metro da medida real, na escala 1:500, 1 centímetro do seu escalímetro vai ser igual a 10 metros da medida real. Percebeu? Quanto maior o número da escala, menor o desenho e seus detalhes.

No modelo de escala 5×1, o profissional terá direito à folga a cada 5 dias trabalhados — geralmente, com 7 horas de trabalho por dia. Segundo as leis trabalhistas, ao optar por essa escala, a empresa precisa se certificar de dar ao menos uma folga de domingo ao mês.

Existem dois tipos de escala, a gráfica e a numérica. A partir desses formatos, nós vamos conseguir estabelecer uma relação entre o comprimento dos objetos de estudo em um mapa e no mundo real.

Modelos de régua
No caso do sistema métrico, o produto apresenta em sua superfície marcações que indicam milímetros (mm) e centímetros (cm). Já no sistema inglês, a medida é em polegadas e a escala é de 1/36 por jarda. O modelo graduado mais popular é a régua 30 cm, também conhecida como régua escolar.

Escala de Redução
Consiste em representar as dimensões da peça no desenho em valores menores, que suas medidas, de tal modo que o desenho se torne menor que o objeto representado, cabendo totalmente dentro dos padrões do papel. As escalas de redução mais comumente usadas são: 1:50 –1:75 –1:100 –1:200.

Escala 1:200 quer dizer que uma parte no desenho correspondem a 200 partes na realidade, ou seja, 1 cm correspondem a 200 cm na realidade, ou 2 m.

I Numérica - É o número que informa quantas vezes o desenho é menor (ou maior) que o objeto que ele representa. Ex: Escala 1:5 – cada 1 cm do desenho representa 5cm da peça.

Miniaturas de Carros 1/32 - São miniaturas de metal de carros destinados a coleção em escala 1/32, isto é 32 vezes menores que as carros originais, possuindo aproximadamente 16 cm de comprimento.

Aviões / Helicópteros - 1/48 - São kits de plastimodelismo para montar. Aviões e Helicópteros em miniatura 48 vezes menores que as aeronaves originais.