O que quer dizer localização flexível?

Perguntado por: dfarias6 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

02) A localização flexível prevê a dispersão da produção em várias unidades produtivas, o que repercute em uma acentuada mobilidade geográfica das empresas.

Fatores locacionais da indústria
No momento de optar por uma localidade, as indústrias são atraídas pelas vantagens competitivas, que são características de um lugar que garantem àquela indústria maior competividade no mercado. Entre os fatores locacionais, podem-se citar: Matérias-primas: mineral, agropecuária.

A resposta para essas questões é chamada de fatores locacionais, que são as vantagens competitivas que as empresas e as indústrias veem em um determinado local que atraem seus respectivos investimentos.

Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.

Os fatores locacionais se resumem a elementos e questões que englobam uma determinada região e, portanto, possuem extrema importância no desenvolvimento de uma empresa.

Fator de localização industrial é toda a circunstância que influencia a localização das indústrias. Durante muitos séculos, a atividade industrial resumiu-se ao artesanato. Na segunda metade do século XVIII, alguns países sofreram um conjunto de transformações conhecidas no seu conjunto por Revolução Industrial.

Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

Mais de 70% da produção industrial do Brasil se encontra na região Sudeste. Desde o século XVIII, com a mineração, e, particularmente, a partir do século XIX, com a expansão da cafeicultura, a Região Sudeste foi se firmando como a área de atração de população e capitais.

O êxodo dos estabelecimentos industriais em direção às periferias urbanas pode ser explicado por inúmeras causas, dentre as quais se destacam: o alto preço dos terrenos nas áreas centrais das cídades, a neces- sidade de muitas indústrias de ocupar grandes espaços, inexistentes nas áreas centrais, a necessidade de se ...

Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada. A industrialização das sociedades proporciona profundas alterações no espaço geográfico.

Entre os fatores que têm sido apontados como causas da desconcentração estão: o aumento das deseconomias de aglomeração nas metrópoles da Região Sudeste, as melhorias da infra-estrutura de transportes e comunicações e outros investimentos e incentivos estatais voltados para as regiões menos industrializadas (Alonso; ...

388) essa desconcentração industrial é a perda de importância relativa da indústria em regiões tradicionais em detrimento do desenvolvimento de outros locais com rápido crescimento econômico. Parte da concentração industrial no Brasil se deve às diferenças entre as regiões.

Também conhecida como indústria de bens de produção, a indústria de base é aquela que produz e fornece matérias-primas e máquinas necessárias para outros setores e para a fabricação de bens. Alguns exemplos são a produção de ferro, aço, fundição de cobre e alumínio.

Outro motivo que favorece a implantação de empreendimentos industriais em grandes núcleos urbanos é a existência de trabalhadores com qualificação profissional, pois nas cidades maiores estão os principais centros de difusão de informação e tecnologia como as emissoras de tv, rádio, além de universidades e centros de ...