O que quer dizer Provérbios 22 9?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

“O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.” A generosidade é o caminho da prosperidade. No reino de Deus, você tem o que dá e perde o que retém. Aquilo que fizemos ao próximo que está necessitando estamos fazendo para o Reino.

Boa reputação ou opinião pública favorável de uma pessoa ou entidade (ex.: ofensa ao bom-nome; teve de lutar para repor a confiança e o bom-nome da empresa). Plural: bons-nomes.

Quando o homem ignora a mulher e suas necessidades, ela vai ser tentada a conseguir sua atenção de maneiras erradas, talvez por reclamações e gritaria.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22 é um texto de reflexão do rei Salomão sobre comportamento e boa conduta.

A TEB (Tradução Ecumênica da Bíblia) parece ter captado bem o sentido, ao traduzir o verso assim: “Ensina bons hábitos ao jovem, em início de caminhada; não os deixará, nem quando envelhecer.”

Na Bíblia, a generosidade é tratada como uma característica de Deus e dos homens. Deus é generoso pois dá ao homem mais do que merece receber, em forma de dádivas como a saúde, por exemplo. Ao que o homem deve ser grato e igualmente generoso com seus iguais, principalmente com os mais necessitados.

“Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

Um coração generoso se torna agraciado pela generosidade, é um coração que se torna cheio do amor, mas vivemos numa sociedade mercantilista, capitalista, onde tudo tem que ter retorno, inclusive, aquilo que oferecemos na Igreja, aquilo que damos de dízimo, de ofertório.

Um bom nome é melhor do que riquezas — Instrui a criança no caminho em que deve andar. 1 Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro.

1 Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. 2 O rico e o pobre se encontram; a todos o Senhor os fez. 3 O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando. 4 O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.

O nome de uma pessoa é muito forte. Trata-se da personificação da identidade e é uma referência a essa pessoa. Portanto, lembrar e usar o nome de alguém é uma ótima maneira de fazer com que ela se sinta importante.

9 Dá ao sábio, e ele se fará mais sábio; aensina o justo, e aumentará em saber. 10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do aSanto, o entendimento.

Temer a Deus não é ter medo dEle, mas demonstrar reverencia. O temor do Senhor pode facilmente ser a síntese do livro de Provérbios, de maneira que ele é o grande freio moral. Temer a Deus é conhecê-lo, honrá-lo e obedecer-lhe. "Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás.

No geral, Provérbios 9 enfatiza a importância de escolher a sabedoria em vez da loucura e de buscar entendimento e conhecimento da fonte da verdadeira sabedoria, que é Deus. Adverte contra os perigos de seguir o caminho da insensatez e da iniquidade e oferece uma visão das bênçãos que advêm de uma vida sábia e justa.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática.