O que quer dizer Tomé na Bíblia?

Perguntado por: udias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à expressão “ver para crer”, pois ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus.

Tem o mesmo significado do nome Dídimo, que quer dizer "gêmeo" em grego. Foi nome de um personagem bíblico mencionado no Novo Testamento, como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo que duvidou da sua ressuscitação.

Por ser apócrifo, ou seja, não ter sido reconhecido como um ensinamento de Jesus Cristo, faz dele uma referência aos estudos gnósticos. Não existem dados biográficos do Mestre; mas sua principal característica refere-se à sequência de 114 ditos de Jesus.

Todavia, Tomé reconhece Jesus pelas suas feridas. “Meu Senhor e meu Deus” professou o padroeiro dos duvidosos.

O apóstolo Tomé tinha o apelido de Dídimo, que quer dizer "gêmeo”. Era pescador, natural da Galileia. Quando Jesus o encontrou, o admitiu entre seus discípulos. São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus e o seu nome consta na lista dos quatro evangelistas.

Ele escolheu seguir Jesus, em vez de seus próprios pensamentos pessimistas. Todos passamos por momentos de dúvida. A história de Tomé mostra que podemos ter plena confiança em Deus, mesmo quando não entendemos como é possível. Ter evidência pode ajudar, mas às vezes somos chamados para crer sem conseguir ver.

Trata-se do Evangelho de Tomé. O texto contém ditos sapienciais atribuídos a Jesus, e faz parte da Biblioteca Copta de Nag Hammadi, ao lado de outras coleções de textos datados em sua maioria do século II em diante.

Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Judas Tomé

Muito se discute de quem esse Judas Tomé seria irmão gêmeo. Outros, inclusive, acreditam se tratar de Judas Tadeu, irmão de Tiago Menor, tendo-se confundido-o com uma terceira pessoa apenas porque seu nome teria aparecido com a alcunha Gêmeo algumas vezes em vez de Tadeu.

O vinho bom geralmente era servido no começo da festa, mas, dessa vez, foi servido por último. Esse foi o primeiro milagre realizado por Jesus durante Sua vida na Terra do qual existe registro. Ele realizou esse milagre para ajudar sua mãe, mas isso também fortaleceu a fé dos discípulos.

Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo.

Durante o Concílio de Trento, a Igreja Católica, pôs os livros apócrifos com o mesmo nível de igualdade que os outros livros inspirados da Bíblia (Escrituras) e todas as pessoas que não aceitassem os apócrifos, como sendo livros importantes, seriam amaldiçoados pela igreja.

Também conhecido por Tomás, Tomé era um simples pescador quando Cristo o chamou para ser seu discípulo. Como não estava presente no momento em que Jesus apareceu aos seus discípulos, Tomé duvidou que seu Mestre teria ressuscitado. Na cultura popular há um ditado: “Sou como são Tomé: só acredito vendo.”

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

Santo Onofre

Santo Onofre - Protetor contra o vício do álcool e drogas.

São Tomé, Apóstolo do Brasil e das Américas. Alguns relatos históricos e numerosos indícios materiais, quase desconhecidos do grande público, atestam a passagem do Apóstolo São Tomé, no início de nossa era, entre os índios brasileiros e de norte a sul do continente.