O que quer dizer vínculo com pendência no INSS?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O que significa vínculo com pendência no INSS? Em síntese, o vínculo com pendência no INSS é quando os registros não estão 100% corretos. Em outras palavras, o INSS pode ter problemas em processar dados ou a empresa na qual você trabalha/trabalhou não recolhe ou não recolheu suas contribuições.

IREM-INDPEND
Este indicador é informativo no sentido de que há alguma pendência a ser resolvida para validação do vínculo e/ou de um salário de contribuição (remuneração). Dessa forma, você deve verificar se o vínculo e os salários de contribuição estão corretamente anotados no Extrato de Contribuições (CNIS).

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Novo Pedido”;
  3. Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento. Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal - clique aqui para acessar a página específica. É preciso inserir o número do CPF e a data de nascimento, clicar em "não sou um robô" e em seguida em "consultar".

Significa que o documento de identificação referenciado na mensagem já está cadastrado para a pessoa em questão, porém faltam alguns dados obrigatórios. Por exemplo, para o documento de identificação RG devem ser informados, além do número de identificação, a UF, o órgão expedidor e a data de emissão.

Para resolver essa pendência, você precisa agendar pelo 135 ou pelo Meu INSS o serviço "Validação Facultativo Baixa Renda".

Complementar contribuições, agrupar contribuições e utilizar o valor excedente de outras contribuições. Essas são pelo menos três alternativas para o segurado que tem alguma contribuição do INSS abaixo do mínimo.

Cada vínculo registrado no CNIS deve conter uma data de início (Data Início) e uma data de término (Data Fim). Basicamente, a data de início (Data Início) deve corresponder ao dia que você começou a contribuir com INSS naquele vínculo. E a data de término (Data Fim) ao dia que você parou de contribuir.

Para provar que trabalhou em uma empresa que não existe mais, você deve apresentar documentos que comprovem o vínculo empregatício, como contrato de trabalho, recibos de pagamento, extratos bancários, ficha de registro de empregado, declaração do Imposto de Renda, entre outros.

Não há como prever quanto tempo esse processo pode demorar, pois depende da quantidade de pedidos que tem no INSS, mas, pode-se afirmar que leva mais de um ano. Logo, se você já está pensando em se aposentar ou pedir algum benefício, realize, o quanto antes, o pedido de atualização do CNIS.

significa que ainda não foi. processado. ok então quando se o benefício for processado vai aparecer ali com o benefício ativo se ele for deferido. agora não ter nada ali com benefício ativo não significa que o seu pedido de bpc foi negado só significa que ainda não foi resolvido se você vai receber ou não.

Se você optar por acessar a plataforma virtual do Instituto, confira os passos abaixo:

  1. acesse o portal do Meu INSS;
  2. clique em “Entrar com gov.br”;
  3. digite seu login (CPF) e senha de acesso;
  4. escreva e clique em “Extrato de Contribuições CNIS” na barra onde tem uma lupa: