O que reprova na investigação criminal?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Candidatos com nome negativado no SPC, SERASA, protesto e outros. Outra situação comum que reprova os candidatos na fase de investigação social é a exclusão daquele participante que possui “nome sujo” em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.

A fase de investigação social visa avaliar a idoneidade moral e social de um candidato para exercer o respectivo cargo público de interesse. Para isso, são coletadas informações em relação à conduta social e profissional do participante por meio de certidões de antecedentes criminais.

De acordo com o magistrado, não há ilegalidade na verificação de se o candidato é usuário de drogas, para fins de investigação social para provimento de cargos de soldados combatentes, uma vez que atribuições do cargo exigem conduta idônea. Porém, o juiz ressalta haver uma ressalva no caso do requerente.

Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.

Possuir mandado de prisão; Ser reincidente em infrações de trânsito com risco à vida; Uso de drogas ilícitas; Prática de jogos proibidos.

A investigação social é um procedimento em que se averigua a idoneidade moral e a conduta social do candidato.

Acredite: a omissão de informações é o motivo que mais reprova na investigação social da polícia civil.

Caráter eliminatório: Há etapas do concurso que não alteram a ordem de classificação do candidato, ou seja, ele é apenas considerado apto ou não apto. Os testes de aptidão física costumam ser apenas eliminatórios.

6) Caráter eliminatório e
É o que acontece muitas vezes com o teste da avaliação física (TAF), quando o candidato é considerado apto ou não apto. Já o caráter classificatório indica que o resultado obtido naquela etapa vai determinar a classificação do candidato no concurso.

  • Pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. ...
  • Pesquisa quantitativa. ...
  • Pesquisa quali-quanti. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • Pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa de campo.

A idoneidade financeira trata-se da condição daqueles que desfrutam de créditos através de um atestado que comprove tal situação. A partir desse atestado (ou documento – se assim podemos chamar) é que se comprova que a pessoa, ou a entidade, está cumprindo com suas obrigações.

A idoneidade ou adequação da pena exprime-se por meio de dois sub-princípios: da individualização e da personalidade da pena (objeto de comentário no próximo Descomplicando). Em relação ao princípio da individualização da pena (CF, art.

A idoneidade significa a qualidade de boa reputação, do bom conceito que se tem de uma pessoa. Uma pessoa que possui idoneidade moral significa que ela é considerada honesta e honrada no ambiente em que está inserida, ou seja, é uma pessoa de bem, e esse requisito é avaliado a partir do cumprimento de normas e padrões.

Opiáceos: Morfina, 6-acetilmorfina, 6-Acetilcodeína, Codeína, Dihidrocodeína e, Heroína (diacetilmorfina); Opióides: Oxicodona, Fentanil e Petidina; Hipnóticos e Sedativos: Zopiclone e Zolpidem; LSD, Metadona, PCP (Fenciclidina), Tramadol, Quetamina e Norquetamina.

É crime adentrar em unidades prisionais levando drogas, a pena é de 5 a 15 anos, em regime inicial fechado, com aumento de um sexto a dois terços de reclusão, por ter sido cometido nas dependências ou imediações de estabelecimentos prisionais, mais o pagamento de multa.

A ficha criminal pode ser apagada por meio de uma reabilitação criminal. O que é a Reabilitação Criminal: A reabilitação criminal é uma “ferramenta” jurídica utilizada para reabilitar uma pessoa que tenha sido condenada em um processo criminal.