O quê Rute foi de Jesus?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Devido à lealdade eterna que dedicava a Noemi, Rute casou-se com Boaz e, por consequência, ela — a estrangeira e convertida moabita — tornou-se a bisavó de Davi e, portanto, antecessora de nosso Salvador Jesus Cristo” (“Modelos a Serem Imitados”, A Liahona, novembro de 2002, p. 60).

A história de Rute
Ela era filha de Eglom, descendente de Balaque, rei de Moabe, e sua mãe não é mencionada nas Escrituras. Rute se casou com um judeu chamado Malom, mas logo ele faleceu, assim como seu irmão Quiliom, deixando Rute e sua cunhada Orfa viúvas.

Rute foi uma jovem estrangeira e viúva que, generosamente, deixou a sua terra para cuidar da sua sogra, Noemi. A história de Rute é narrada no livro bíblico de mesmo nome, o oitavo do Antigo Testamento. Rute decidiu abraçar a fé em Deus, abandonando os antigos deuses moabitas.

Boaz

Rute se casou com dois fazendeiros judeus.
Primeiro com Malom (Rt 4:10), depois, já viúva, casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3). O relato bíblico nos revela que os dois filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas.

Resuma Rute 3:6–8 e explique que Rute fez o que Noemi sugeriu. Enquanto Boaz dormia próximo aos grãos, Rute deitou-se a seus pés. Explique-lhes que o fato de Rute descobrir os pés de Boaz era um sinal de submissão e demonstrava que ela desejava que ele fosse seu protetor e marido.

Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.

Rute: Significa “amiga”, “companheira”. Curto e delicado, o nome feminino Rute surge como uma variação do hebraico Ruth, que surgiu a partir da palavra Re'ut. Este nome apresenta o bonito significado de “amiga”. Por extensão, também significa “companheira”.

Noemi foi esposa de Elimeleque, mãe de Malom e Quiliom e sogra de Rute e Orfa. A história de Noemi está registrada no livro de Rute no Antigo Testamento. É especialmente devido à relação de companheirismo por parte de sua nora, Rute, que as pessoas ficam curiosas para saber quem foi Noemi na Bíblia.

Devido a sua demonstração de fé e à bondade de seu redentor, Rute casou-se novamente, foi plenamente aceita como israelita, tornou-se dona de certa riqueza e foi abençoada com filhos.

O significado hebraico do seu nome sugere “pescoço”, “nuca”, e daí a interpretação de que Orfa é “aquela que volta as costas” (cf. nota da Bíblia de Jerusalém). Diante das dificuldades enfrentadas e da proposta de Noemi, Orfa voltou para o seu povo, para os seus deuses, em busca da sua felicidade.

O texto bíblico aponta claramente que Boaz tinha bem mais idade do que Rute (Rt 2:5,8), a ponto de Rute ter sido elogiada por ele por não ter ido procurar um homem jovem. Da união de Boaz e Rute nasceu um filho que foi chamado de Obede.

Boaz

Boaz, que era da família de Elimeleque, se interessou por Rute, Boaz se casou com Rute, e eles tiveram um filho, Obed, pai de Jessé, pai de Davi.

Ela caiu na lábia do adúltero e conheceu a mulher dele logo quando descobriu a gravidez. Ainda tentou pedir ajuda para o homem, mas ele a ignorou completamente. Ela só revelou essa história no capítulo 120 da exibição original. A essa altura, ela estará se passando por Raquel e, por isso, morando com Marcos.

Aprenda como a amizade de Rute e Noemi demonstra o quanto Deus ama e cuida daquele que o aceita como Senhor de sua vida. Aprenda como a amizade de Rute e Noemi demonstra o quanto Deus ama e cuida daquele que o aceita como Senhor de sua vida.

Malom apresenta a taberna para Quiliom. Mesmo contra a vontade de Rute e Orfa, os irmãos se envolvem com jogos de azar. Na sequência, eles são mortos por capangas de Oriel. Antes de partir, o filho primogênito de Noemi se desculpa com a esposa.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

Significa minha suavidade. Revela incerteza e, ao mesmo tempo, curiosidade por tudo que acontece ao seu redor. Num sentido universal, é próprio de pessoas que desejariam ver resolvidos todos os problemas num instante.

Havia um homem que tinha parentesco mais próximo com Rute do que Boaz, mas ele não estava disposto a aceitar as responsabilidades de cuidar de Noemi e Rute, especialmente a responsabilidade de casar-se com Rute. Por isso, Boaz pôde aceitar a responsabilidade.

Ou seja, ele devia pagar a soma necessária para que seu irmão recobrasse a liberdade (Lv 25,47-49). Esse parente próximo era chamado de “resgatador” (em hebraico, goel). O objetivo da lei do resgate era defender e fortalecer a família no sentido amplo.”