O que são atividades lúdicas Cite exemplos?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Veja, a seguir, alguns exemplos de dinâmicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula e fora dela.

  1. Pintura. A pintura é uma atividade lúdica bastante completa. ...
  2. Leitura. ...
  3. Jogos de tabuleiro. ...
  4. Oficinas. ...
  5. Circuitos lúdicos. ...
  6. Gincanas. ...
  7. Acampamento. ...
  8. Brincadeiras.

Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.

Existem atividades lúdicas na educação infantil que trabalham todo o corpo das crianças, estimulando a coordenação motora grossa (correr, pular, andar, etc.) e a coordenação motora fina (desenhar, pintar, recortar, escrever, entre outros).

Atividades lúdicas são atividades que despertam a imaginação da criança de forma significativa, sendo uma ferramenta pedagógica, promotora do desenvolvimento cognitivo que estimula as relações interpessoais.

O Ensino Lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade dos alunos e proporcionar novos conhecimentos através de jogos, brincadeiras, músicas e danças. O intuito dessa forma de docência é ensinar divertindo e interagindo com os demais colegas.

Formas de inserção das atividades lúdicas no dia a dia escolar

  1. Leitura como forma de atividade lúdica. O desenvolvimento do hábito da leitura deve ser estimulado logo nos primeiros anos. ...
  2. Acrescente os fantoches à leitura. ...
  3. Jogos de tabuleiro são uma alternativa de atividades lúdicas em grupo.

As atividades que trabalham o lúdico na educação infantil precisam acontecer de forma espontânea, nas situações do cotidiano, como:

  • Representação de peças de teatro para a família e colegas de classe;
  • Preparação do lanche;
  • Pinturas;
  • Brincar de faz de conta;
  • Criação de histórias e práticas ao ar livre.

Ao configurar o lúdico em atividades na sala de aula, o professor deve considerar as metas que ele quer que os alunos alcançar através da atividade (Bernardo, 2009). É necessário criar um contexto para o uso da atividade lúdica que motiva e mantém as crianças interessadas.

Ela implica em momentos de percepção, ressignificação, expressividade, fantasia, imaginação, realidade. O importante para a atividade lúdica é o momento vivido e a ação em si. Para utilizar a ludicidade, além do embasamento teórico, são fundamentais a sensibilidade e uma postura interna afetiva.

O lúdico como um recurso didático, está além de ser apenas jogos e brincadeiras, de propor divertimento, suas características são bem mais acentuadas como: desenvolver habilidades motoras e intelectuais, fixar conteúdos de forma prazerosa e envolvente, permitindo assim ao educando construir sua aprendizagem.

As atividades lúdicas são ótimas ferramentas de apoio ao desenvolvimento das crianças, já que incentivam o processo de aprendizagem. Com elas, os pequenos têm mais facilidade para se expressar e interagir com os colegas. Além disso, é uma maneira eficiente de trabalhar a criatividade e a imaginação na rotina escolar.

As atividades lúdicas/recreativas são atividades de entretenimento, que potenciam a aprendizagem, a criatividade e contribuem para a estimulação multissensorial e intelectual do idoso, num meio descontraído e prazeroso, satisfazendo as necessidades físicas e psicossociais dos mesmos.

A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.

Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Relativo a jogos, brinquedos ou divertimentos. 2 Relativo a qualquer atividade que distrai ou diverte. 3 Pedag Relativo a brincadeiras e divertimentos, como instrumento educativo.

Torna-se essencial e imprescindível perceber a relação que o jogo, a brincadeira e o brinquedo desenvolvem na criança. É através dessa atividade lúdica que o desenvolvimento da criança acontece e fornece estruturas para evoluir do simples para o complexo; é a forma como ocorre o processo de ensino e aprendizagem.

Algumas atividades lúdicas podem ser feitas por intermédio de:

  • Cantos e danças;
  • Desenhos e leituras;
  • Trabalhos em grupo;
  • Fantoches e brincadeiras;
  • Jogos e games educativos online.

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

Faça parte da brincadeira – A participação do adulto, principalmente do professor, em quem eles se espelham na fase de formação, é fundamental para estimular a entrada da criança no universo imaginário, além de permitir que você conduza a experiência para os seus objetivos pedagógicos.

Fazer listas de mercado, cantar uma música, escrever um cartão aos avós ou ajudar a seguir uma receita são exemplos que podem ser explorados para o aprendizado. As crianças, que buscam primeiro decifrar aquilo que está ao seu redor, criam intimidade com as palavras de modo natural e lúdico.

O lúdico, compreendido como integrante desse meio (realidade), possibilita aos sujeitos criar, modifi- car, reestruturar as brincadeiras, os jogos, as regras de funcionamento. Segundo Freire (2000b, p.