O que são biomas e quais fatores determinam seu tipo?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os biomas são espaços geográficos formados pelo agrupamento de ecossistemas próximos e semelhantes. Os fatores que determinam o tipo de bioma de uma região são: vegetação presente, clima, tipo de solo, histórico de mudanças sofridas pela região e temperatura.

Clima é o fator abiótico chave que determina onde os biomas terrestres (terra) são encontrados. Cada bioma tem níveis de temperatura e precipitação (chuva e/ ou neve) característicos. Se sabemos como é a temperatura e a precipitação de um lugar, podemos prever que tipo de bioma encontraremos lá.

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de ...

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Os fatores abióticos, como o clima, o solo, a presença de alimentos, e os fatores bióticos, como os seres vivos que fazem parte desse bioma.

Principais fatores que influenciam na vegetação:
1 – Disponibilidade de água no solo. 2 – Clima: temperaturas, umidade do ar, presença de chuvas (pluviosidade), geada, vento, neve e outros fatores climáticos. 3 – Tipos de relevo (planalto, planície, montanha, vale, etc.).

Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.

Os principais fatores que influenciam a distribuição de uma espécie estão relacionados principalmente com a capacidade de dispersão, o comportamento (seleção de habitat), a presença de outras espécies e aos fatores físico–químicos (KREBS, 1985).

Os biomas são o conjunto de ecossistemas com características semelhantes, localizados em áreas próximas umas das outras e que tiveram processos semelhantes de formação. Normalmente, ao se caracterizar um bioma, destaca-se a sua vegetação, fauna e o clima da região em que ele se encontra.

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas. São as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.

Amazônia

Está presente em quase metade do território brasileiro e em mais oito países da América Latina.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o bioma mais devastado do país, com apenas 24% da sua cobertura vegetal original conservada.

Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa.

bioma Pantanal

O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.

Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Deserto.

Resumo dos principais fatores que determinam a vegetação

  • relevo;
  • hidrografia;
  • solo;
  • pressão atmosférica;
  • altitude;
  • latitude.
  • e movimentação do ar.

O clima, a temperatura, o solo, o relevo e as chuvas são alguns dos elementos que determinam os tipos de formações vegetais de cada região do planeta. Essas formações possuem características próprias e constituem biomas específicos com plantas e animais que são adaptados a viver nelas.

Essa diversidade também é responsável pela divisão dos biomas brasileiros em seis zonas distintas, que se diferenciam pelos fatores climáticos, litológicos (rochas), bem como a presença de animais e vegetações específicas de cada meio.

Além da mutação, temos a reprodução sexuada, a deriva genética e o fluxo gênico como fatores que influenciam na variedade de alelos de uma espécie. Mutação: está relacionada diretamente com o aumento da variabilidade genética.

O mecanismo principal que define o surgimento de uma nova espécie é o isolamento reprodutivo. Esse isolamento reprodutivo pode ocorrer por meio de dois mecanismos básicos: os mecanismos pré-copulatórios e os mecanismos pós-copulatórios.

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.