O que são células Etmoidais?

Perguntado por: ualvim3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Células etmoidais extramurais são estruturas que se pneumatizam e se desenvolvem projetando-se externamente ao corpo do labirinto etmoidal. Fazem parte deste grupo as células do agger nasi, as células frontais, as células etmoidais supraorbitais e as células de Haller e de Onodi.

Célula etmoidal supraorbital é a célula etmoidal que se estende na direção superolateral entre a parede medial da órbita e o teto do etmoide (Figura 9)(13).

A bula etmoidal corresponde a maior célula etmoidal anterior. É formada pela pneumatização da lamela bular.

O tratamento geralmente é de 3 semanas de antibiótico para os quadros agudos e 6 semanas para os casos crônicos. Devido ao aumento da atopia nestes pacientes, os corticóides tópicos e anti-histamínicos são importantes para o tratamento e prevenção da rinossinusite, embora a resposta seja pobre em alguns casos.

etmoide

O etmoide está situado anterior ao osso esfenoide e posterior aos ossos nasais, formando a maior parte da área óssea medial entre a cavidade nasal e as órbitas.

espessamento da mucosa sinusal quando a membrana apresenta de 2 a 6 mm de espessura. Os fatores etiológicos estão relacionados com algum tipo de irritação, tais como cistos odontogênicos ou alergia.

A sinusopatia é uma inflamação dos seios da face, que pode afetar o seio etmoidal, esfenoidal e seios maxilar. Os sintomas incluem obstrução nasal ou nariz entupido, secreção nasal ou descendo pela garganta, dor facial, sensação de pressão nos seios da face, dor de cabeça, febre, fadiga e dificuldade em sentir cheiro.

os exames particulares variam bastante, algo em torno de 300,00 a 600,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Introdução: Osteomas fronto-etmoidais são os tumores benignos mais freqüentes dos seios paranasais, podendo evoluir com complicações infecciosas e destruição das estruturas adjacentes. Apesar de serem relativamente freqüentes, poucos são os casos que necessitam de tratamento cirúrgico.

Estrutura. O etmoide é constituído por uma lâmina horizontal, uma lâmina vertical e duas massas laterais. A lâmina horizontal é também chamada lâmina crivosa devido aos crivos (orifícios) que possui.

A sinusite etmoidal causa dor atrás dos olhos e entre eles, lacrimejamento e cefaleia acima da testa (geralmente descrita como se a cabeça estivesse se partindo ao meio). A dor causada pela sinusite esfenoidal não se localiza em zonas bem definidas e pode ser sentida na parte frontal ou posterior da cabeça.

O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.

A sinusite é a inflamação da mucosa que cobre os seios perinasais (maxilares, etmoidais, esfenoidais e frontais) associada a um processo infeccioso da mucosa do nariz, normalmente causado por vírus ou bactérias.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Sinusite crônica:
A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.