O que são contas patrimoniais?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

São aquelas em que registramos os bens, direitos e obrigações. Poderão ser ativas, quando representam bens e direitos, ou passivas, quando representam obrigações.

As patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, conta caixa, conta bancos movimento, conta capital social, conta estoques de produtos acabados, conta reserva de ágio na emissão de ações. As contas de resultado são as receitas e despesas.

Quanto as contas patrimoniais, pode-se dizer que elas têm como principal função evidenciar todos os lançamentos de direitos, obrigações e patrimônio líquido de uma entidade.

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

Elementos Patrimoniais são os elementos que compõe o patrimônio de uma entidade. Eles podem ser bens, direitos e obrigações da entidade, classificados em ativo e passivo.

Os 4 grupos principais do plano de contas contábil

  • Ativos — recursos e bens em posse da empresa, como caixa, conta bancária e bens móveis;
  • Passivos — obrigações da empresa como contas a pagar e impostos;
  • Receitas — compreende os lançamentos de resultado, ou seja, todo o movimento da empresa;
  • Despesas e custos;

São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

As contas patrimoniais são classificadas como Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. As contas ativas abrigam os bens e os direitos, já nas contas passivas são registradas as obrigações com terceiros e o capital pertencente aos sócios e acionistas são alocados no Patrimônio Líquido.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

Com a definição em mente de que um bem patrimonial é tudo o que uma empresa pode converter em valor financeiro, o gestor também precisa conhecer as classificações mais comuns para os bens patrimoniais. Dessa forma, em sentido amplo, um bem patrimonial é tudo o que uma pessoa, grupo de pessoas ou empresa tem.

Em outras palavras, as contas de resultado são aquelas que demonstram diferença no resultado econômico de uma empresa. Imagine quantas movimentações financeiras podem ser realizadas durante um único dia: pagamento de fornecedores, recebimento de clientes, transferências bancárias, empréstimos, compra, venda...

O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, o PL demonstra a subtração entre os bens e direitos que uma empresa possui em relação às suas obrigações.

porque são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo).