O que são documentos fiscais eletrônicos?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um dos documentos fiscais eletrônicos mais conhecidos por empresas de todos os portes. Ela é exigida pelo governo federal e a sua função é registrar todas as atividades relacionadas à circulação de mercadorias.

Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional.

Pode ser definido como documento eletrônico todo o registro que utiliza como meio físico um mecanismo eletrônico, como um computador. Outra característica desse formato é a possibilidade de armazenar novas informações que possam ser alteradas ou eliminadas com facilidade.

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Como o próprio nome já diz, os documentos fiscais são aqueles que possuem valor tributário. Ou seja, é através deles que os impostos serão recolhidos. Já os considerados não fiscais, são aqueles importantes para as empresas que desejam uma organização financeira e contábil mais eficiente.

Documentos não fiscais são aqueles que não possuem valor legal no sentido de permitir a cobrança de encargos sobre eles. No entanto, há muitos tipos que aparecem na sua contabilidade a fim de dar conta de toda a movimentação financeira do negócio.

Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.

Para ter acesso ao documento é preciso:

  1. Acessar o site da Sefaz do seu estado e solicitar autorização para emitir NFA-e;
  2. Realizar seu cadastro no site do Sefaz;
  3. Preencher as informações com a documentação exigida;
  4. Incluir os dados da NFA-e no formulário;
  5. Acompanhar o processo de análise.

Posto de maneira simples, um documento fiscal é um arquivo que tem como objetivos comprovar as operações de um empreendimento. Eles ajudam na preparação dos livros fiscais da contabilidade e servem para a prestação de contas perante o Fisco. Entre os tipos mais conhecidos estão as notas fiscais eletrônicas, ou NF-e.

A NF-e é gerada pelo sistema do contribuinte, assinada digitalmente, transmitida pela Sefaz e precisa do certificado digital para sua transmissão. Enquanto a NFS-e é emitida, na maioria das vezes, sem a necessidade dele e de maneira simplificada pelo portal municipal de emissão de nota fiscal de serviço.

Impressão: como um documento de representação e verificação, o DANFE precisa ser impresso para que, dessa forma, as mercadorias sejam fiscalizadas com mais facilidade. Já a NF-e pode ser enviada ao cliente apenas por e-mail, por exemplo; Validade jurídica: um DANFE não possui validade jurídica, ao contrário da NF-e.

A Secretaria da Fazenda do estado ou do município recebe os dados da transação e envia a autenticação; O cliente recebe a NFC-e pessoalmente, no caso de produtos comprados em loja física, ou por e-mail, após pagamento nas transações virtuais; O lojista emite relatórios fiscais de fechamento de caixa.

Confira os documentos que têm versão digital

  • Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital) ...
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ...
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) ...
  • Título de eleitor (e-Título) ...
  • RG.

Conheça os 6 maiores benefícios da Gestão Eletrônica de...

  1. Redução de custos. Um dos objetivos comuns de qualquer empresa é buscar estratégias que visem a redução de custos. ...
  2. Otimização de tempo. ...
  3. Economia de espaço. ...
  4. Segurança da informação. ...
  5. Centralização e acessibilidade. ...
  6. Agilização de processos legais.

Como já diz o nome, o documento físico é aquele onde é possível tocá-lo e manuseá-lo. Ele pode ser distribuído em mãos pelo proprietário. Já o documento digital, não é possível tocá-lo ou manuseá-lo fisicamente. Isso porque ele é armazenado no computador, ou seja, num sistema digital.