O que São Longuinho faz com os pulinhos?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

É o que se acredita a respeito de São Longuinho, aquele para o qual a tradição popular dedica o ato de dar três pulinhos e — surpresa! — ele ajuda a se encontrar um objeto perdido.

Devoção. Por causa da fama do soldado Longinus, espalhou-se a devoção de se rezar para São Longuinho pedindo para ele ajudar a encontrar objetos perdidos. Depois de encontrados, se dá três pulinhos e se faz uma oração para agradecer ao Santo. Os pulinhos podem ser dispensados.

De três pulinhos para achar o que foi perdido
Aqui no Brasil várias pessoas recorrem ao santo para achar objetos perdidos. Para pedir a São Longuinho basta repetir: “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (fale o objeto que perdeu) dou três pulinhos”. Ao encontrar o que queria é preciso cumprir a promessa.

Pela tradição, quando o soldado acertou Jesus com a lança, o sangue teria espirrado nos olhos de Longuinho, curando-o de uma doença ocular que o deixava quase cego.

Muita gente aposta nele, o famoso santo dos 3 pulinhos. Mas, ao contrário de muitas suposições, ele é um santo oficial da Igreja Católica sim. São Longuinho, como é conhecido, foi canonizado em 999 pelo Papa Silvestre II.

Oração para São Longuinho
"Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar.

15 de março

15 de março é um dia especial: dia de São Longuinho, o “santo das causas e objetos perdidos”. Guararema guarda a única imagem dele em todo o Brasil, e para celebrá-lo, uma missa será presidida pelo padre João Batista Ramos Motta, às 19 horas de hoje, na Paróquia de Nossa Senhora da Escada, na Freguesia da Escada.

No Alto Tietê, o bairro da Freguesia da Escada, em Guararema, é o destino de milhares de fiéis nas celebrações ao santo. E não faltam histórias que mostram a força de uma fé que vai muito além de recuperar objetos perdidos. “São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a encontrar as chaves, dou três pulinhos”.

O devoto reza e faz o pedido a São Longuinho, e ao achar a peça perdida, deverá dar três pulinhos e gritar "São Longuinho". Santo Antônio, o santo de Pádua e Lisboa, além de casamenteiro é um grande "achador" de coisas perdidas.

Longinus, seu nome latino, provavelmente se trata de uma referência à lança comprida que, segundo relatos bíblicos, o soldado romano teria utilizado para perfurar o peito de Jesus na cruz, para ter a certeza de que ele estava morto.

Vela medindo 12,5 cm de altura e 2,7 cm de diâmetro, na cor branca. Ao queimar encontra-se uma mini imagem de Níquel ou medalha do Santo.

A recomendação é procurar um local tranquilo, onde não será interrompido. Acender vela e/ou incenso pode auxiliar na conexão.

Quando encontrar o objeto, ofereça uma vela branca inteira para ele. O pires deve ser lavado e utilizado como de costume. Acenda uma vela branca para o Negrinho do Pastoreio e diga: "Negrinho, acendo essa vela pra ti, para que me ajudes a encontrar o que perdi". Repita o mantra por três dias, a menos que ache o objeto.

São Judas Tadeu

A Igreja Católica celebra nesta quarta a festa de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e é um dos santos mais populares no Brasil. São Judas Tadeu é um dos 12 apóstolos e não se trata de Judas Iscariotes. Ele era primo de Jesus e irmão de Tiago Menor.

O centurião (que é muito mais que um "capitão", ele liderava um tropa de elite, tendo sob o seu comando um grupo de cem homens altamente treinados e obedientes, dispostos a tudo. Ele diz isto para Jesus: “Mando a um: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz”.

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).

em março 15, 2023 São Longuinho, o santo dos objetos perdidos. "Longuinho" foi um dos soldados romanos destacados para acompanharem o castigo, a crucificação e a morte de Jesus. Chamava-se, na verdade, Longinus, nome que significa "Uma Lança".

Conforme conta Lira, ali diz que Longuinho renunciou à carreira militar, foi instruído pelos apóstolos de Jesus e passou 28 anos de vida monástica em Cesareia da Capadócia — atual Caiseri, na Turquia. "Converteu muita gente à fé por sua palavra e seus exemplos", diz o pesquisador.

O primeiro santo canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973.