O que são maléolo?

Perguntado por: idinis . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

As saliências localizadas na face interna (medial) e externa (lateral) do tornozelo são denominadas maléolos.

A operação consiste na incisão lateral para expor o local da fratura e colocar os acessórios de fixação. Em seguida, os parafusos são colocados através de uma incisão média. Uma vez que a cirurgia é concluída, é essencial o período de reabilitação para que a recuperação pós-operatória seja completa.

O tálus (osso do tornozelo) e o calcâneo localizam-se na porção posterior do pé. A porção anterior é composta pelos ossos cuboide, navicular, cuneiformes (sendo estes medial, intermédio e lateral). O tálus é o único osso do pé que se articula de forma direta com a tíbia e fíbula.

A tendinopatia nesses músculos costuma gerar dor atrás da saliência óssea da lateral do tornozelo (o maléolo lateral), e costumar ocorrer após um acidente de entorce (“torção” do tornozelo). O tornozelo possui também uma saliência óssea em sua parte interna, o maléolo medial.

O uso de anti-inflamatórios e analgésicos deve ser prescrito por um médico. E pode ajudar bastante no controle da dor e da inflamação, principalmente durante os períodos iniciais. O medicamente não deve ser considerado um tratamento único, pois não atua no motivo que gerou a lesão.

Fraturas maleolares são lesões extremamente freqüentes, causadas por traumas rotacionais na região do tornozelo. Apesar do mecanismo de trauma ser comum, caracteriza-se por enorme variação de lesões, fundamentalmente à custa da intrincada anatomia ósteo-cápsulo- ligamentar.

Pode demorar entre uma e três horas, no geral, dependendo da complexidade da fratura (por exemplo, uma fratura de apenas um maléolo versus uma fratura de cada maléolo). O pós operatório envolve uma fase de repouso e outra de fisioterapia motora, para então iniciar o retorno às atividades normais.

Existem chances de ter sequelas após fratura do tornozelo? Sim, existe! A fratura do tornozelo pode causar dor crônica, inchaço, infecção (principalmente em pacientes diabéticos e que fumam), artrose e desgaste da articulação, trombose venosa profunda e entre muitos outros problemas.

O maléolo mediano da tíbia e o maléolo lateral da fíbula formam um copo envolvendo o tarso para evitar o movimento lateral na articulação do tornozelo.

ANATOMIA DO PÉ E TORNOZELO
As saliências localizadas na face interna (medial) e externa (lateral) do tornozelo são denominadas maléolos. Destas saliências partem ligamentos que se inserem nos ossos do pé e estabilizam a articulação do tornozelo.

Outras complicações locais possíveis são hematomas,49 que podem levar a deiscência e infecção na ferida operatória, que muitas vezes são dramáticas nas cirurgias do tornozelo e do pé.

Dor no tornozelo diz respeito a qualquer desconforto em um ou ambos os tornozelos. Geralmente, está relacionada a inflamações ou a lesões em nervos, tendões ou ligamentos da região. Em outros casos, a dor pode surgir também devido a doenças reumáticas, a alterações hormonais e à escolha de um sapato desconfortável.

Como aliviar essa sensação dolorosa? Quando a dor no tornozelo tem origem inflamatória, ou essa articulação sofreu um trauma como uma entorse, ela pode ser aliviada com uma compressa fria. A baixa temperatura ajuda a desacelerar o processo inflamatório e reduz o inchaço.

A palma do pé ou planta do pé é a parte inferior do pé humano. Anatomicamente, a palma do pé é dita possuir aspecto plantar.

Tendinite. A tendinite é a inflamação dos tendões. No caso do tornozelo, ela pode ocorrer afetando diversos tendões, mas o mais comum é o tendão calcâneo, conhecido como tendão de Aquiles. Geralmente afeta pessoas mais jovens, praticantes de atividade física de impacto, como corrida e saltos, por exemplo.

O tálus, articula com porção final da tíbia e da fíbula, a região maleolar, formando o tornozelo. Acima do pé, encontra-se a articulação do tornozelo, que apresenta uma conformação óssea estável, complementada por estruturas ligamentares e tendíneas.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. O tornozelo pode ficar curado em alguns dias.

O túnel do tarso é um canal ósseo estreito, localizado na lateral interna do tornozelo, por onde passam estruturas como vasos, artérias, tendões e o nervo conhecido como nervo tibial posterior.

Continuar lendo