O que são medidas de proteção social?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

O eixo social engloba as principais medidas que promovem assistência direta às populações mais vulneráveis, como famílias de baixa renda, moradores de rua, jovens em acolhimento e idosos.

Os serviços de proteção social básica têm como objetivo apoiar as famílias e os indivíduos na ampliação de sua proteção social, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

Serviço de Acolhimento Institucional; Serviço de Acolhimento em República; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

A Constituição Federal introduziu a Seguridade Social como modelo de proteção social, composta pelas políticas sociais de Saúde, Previdência e Assistência Social. O que se espera da proteção social? A resposta mais comum é: ter renda para poder resolver situações em que alguém se sinta fragilizado.

Segundo a PNAS /2004, o CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano, e onde se executam serviços de proteção social básica.

A constituição dos sistemas de proteção social, não estabelece responsabilidades únicas, podem ser de responsabilidades partilhadas, em que o Estado, como ente maior e organizador de uma sociedade, proponha condições reais de efetividade da proteção social.

Essa estrutura do que se denomina Seguridade Social é composta por três áreas: Previdência Social – INSS, Assistência Social – SUAS e Saúde – SUS, as quais são e foram fundamentais no combate às consequências sanitárias, sociais e econômicas da pandemia do coronavírus.

O conceito de seguridade social nos remonta à Idade Antiga, quando o direito romano previu uma espécie de aposentadoria aos militares, após seu período de contribuições à sociedade, na qual eles poderiam reservar parte do soldo para gozarem posteriormente na inatividade.

Serviços e Benefícios Socioassistenciais

  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. ...
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. ...
  • Benefícios Eventuais. ...
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Risco social
Estar em situação de risco pessoal e social significa ter os direitos violados, ou estar em situação de contingência (pessoa com deficiência ou idosa necessitando de atendimento especializado). Normalmente, as pessoas em situação de risco social ainda estão convivendo com suas famílias.

A vulnerabilidade implica uma situação de risco; significa que pessoas e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade - seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição.

Abordagem de rua; Cuidado domiciliar; Serviço de habilitação e reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência; Medidas socioeducativas em meio-aberto (PSC e LA).

Programa social consiste em uma ação governamental no sentido de trazer melhorias à condição material relacionada à população. Assim, um programa deste tipo atua em lacunas deixadas no campo social, causadas devido ao sistema econômico ou à falta de ações do governo.

O CRAS atende famílias e indivíduos na comunidade e oferta serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O principal serviço do CRAS é o trabalho social com famílias para fortalecer seus vínculos, promover o acesso a direitos e à melhoria de sua qualidade de vida.

O Estado Social caracteriza-se pela conjugação das garantias das liberdades individuais com o reconhecimento dos direitos sociais, dentro de uma concepção de seguridade social, com lastro na intervenção estatal, com o fito de garantir iguais oportunidades a todos.

“A proteção social é um direito fundamental para o exercício de outros direitos, como os de saúde, de educação e para consolidação de um estado de bem-estar social. É, portanto, papel-chave na redução da pobreza e da desigualdade”.

A proteção social não contributiva significa que o acesso aos serviços e benefícios inde- pende de pagamento antecipado ou no ato da atenção.

O quadro acima nos mostra que o Sistema de Proteção Social no Brasil, no campo da Previdência Social, foi organizado inicialmente a partir da década de 1920, por meio da Lei Eloy Chaves em 1923 instituindo as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP's), no período em que surge no Brasil o capitalismo industrial, ...