O que são serviços de proteção social?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O que é? Os serviços de proteção social básica têm como objetivo apoiar as famílias e os indivíduos na ampliação de sua proteção social, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

A Assistência Social
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

- abrigo institucional; - Casa-Lar; - Casa de Passagem; - Residência Inclusiva. b) Serviço de Acolhimento em República; c) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

Segundo a PNAS /2004, o CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano, e onde se executam serviços de proteção social básica.

CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do de- senvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos ...

Realiza ações de prevenção de situações de risco social e pessoal de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, ameaças e risco de violência em programas e projetos de assistência social. Aborda, sensibiliza e identifica necessidades e demandas.

A Lei de Seguridade Social é definida pela Constituição Brasileira como um conjunto de ações voltadas para garantir a proteção social dos cidadãos brasileiros. Essa lei abrange três áreas: Saúde, Previdência e Assistência Social.

Concedimento de benefícios eventuais, como cesta básica, auxílio funeral, auxílio natalidade, com o intuito de superar vulnerabilidades temporárias. Encaminhamento para o mercado de trabalho. Encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos, conforme o caso. Agendamento de perícia no INSS.

Serviço social: é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. Assistente social: profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalha.

Serviço social é uma área de estudos das demandas da sociedade, visando a promover o bem-estar da população e a redução das desigualdades. Ela é multidisciplinar, reunindo conhecimentos de disciplinas como Sociologia, Saúde Coletiva, História, Filosofia e Pedagogia.

cuidados de saúde, acesso à educação, à cultura, ao esporte e lazer, à segurança alimentar, à segurança pública, à preservação do meio ambiente, à infraestrutura urbana e rural, ao crédito bancário, à documentação civil e ao desenvolvimento sustentável.

O Serviço Social no CRAS tem como finalidade acompanhar as famílias referenciadas a ele.

Em suma, Seguridade Social e Previdência Social não se confundem. Enquanto a Seguridade Social é um sistema amplo, composto pela saúde, previdência e assistência social, a Previdência Social é um dos pilares do Sistema de Seguridade Social Brasileiro.

Neste esforço, a PNAS define as seguranças que devem ser assumidas por essa política enquanto política de seguridade social, quais sejam: a segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; e convívio ou vivência familiar.

Essa estrutura do que se denomina Seguridade Social é composta por três áreas: Previdência Social – INSS, Assistência Social – SUAS e Saúde – SUS, as quais são e foram fundamentais no combate às consequências sanitárias, sociais e econômicas da pandemia do coronavírus.