O que são textos verbais e não verbais?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

Exemplos de linguagem não verbal

  • Placa de "proibida a entrada de animais" Essa placa indica que a entrada de animais em determinado local é proibida.
  • Linguagem corporal. A linguagem não verbal inclui gestos, como o sinal de positivo.
  • Semáforo. ...
  • O apito do juiz de futebol. ...
  • Placa de trânsito. ...
  • Cartaz de propaganda. ...
  • Revistas.

Em resumo, a linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Já a linguagem não verbal faz uso de símbolos visuais, como gestos, placas, músicas, ilustrações, postura, entre outros.

Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas. Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida.

Frase verbal: Eu fiz um bolo de chocolate. Frase nominal: Que bolo bonito! Frase declarativa: O bolo de chocolate está muito saboroso. Frase interrogativa: Alguém quer uma fatia de bolo?

O texto verbal é o texto que possui signos linguísticos que são oriundos de um determinado código linguístico, em outras palavras, o texto verbal é aquele que é composto apenas por palavras. Dentre exemplos de textos verbais, pode-se citar: diários; artigos.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Narração, argumentação e dissertação são alguns deles
A primeira caracteriza-se por ser um tipo de texto onde o autor irá expor suas ideias ou pontos de vista. Já no segundo tipo, o intuito do autor é persuadir o leitor a concordar com a ideia exposta.

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. Vale ressaltar que ambas são modalidades comunicativas.

Hoje, todas elas perderam o hífen e, portanto, devem ser escritas assim: não agressão, não alinhado, não verbal, etc.

A comunicação não verbal, como o próprio nome sugere, é aquela que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas. Inclui comportamentos aparentes, como: olhares, gestos, toques, posturas, assim como mensagens menos óbvias, como: roupas, distância espacial entre as pessoas etc.

A comunicação verbal ocorre pela fala ou escrita, já a comunicação não verbal pelos gestos e outros elementos.

A linguagem verbal é aquela que se estrutura por meio da palavra – oral e escrita.