O que são trabalhos sustentáveis?

Perguntado por: wpimenta . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Para uma empresa ser considerada sustentável ela deve ter um combo de atitudes que envolvem não só a mudança seus hábitos de consumo interno e produção, mas também incentivo ao crescimento de seus funcionários e preocupação com os impactos gerados na sociedade de forma geral.

A importância da sustentabilidade empresarial é que a empresa se compromete a usar os recursos naturais com responsabilidade, investir no bem-estar do planeta e garantir que todos os envolvidos em seus processos sejam tratados de forma justa.

Unilever
Ela é uma das líderes mundiais quando o assunto é empresas sustentáveis. O Plano de Sustentabilidade da Unilever está centrado em três grandes áreas: saúde e bem-estar, meio ambiente e melhores condições de vida e trabalho.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Exemplos de Sustentabilidade

  • Economia de água;
  • Evitar o uso de sacolas plásticas;
  • Reduzir o consumo de carne bovina;
  • Preferência por consumir produtos biodegradáveis;
  • Separar o lixo para coleta seletiva;
  • Reciclagem;
  • Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas. Adotar transportes coletivos ou caronas.

A sustentabilidade visa a preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto negativo no planeta. Isso quer dizer que é possível viver confortavelmente tendo ações sustentáveis na rotina. Por exemplo, ao fazer uma reforma no apartamento você pode racionar o uso da água e evitar o desperdício de materiais.

Exemplos de sustentabilidade, nos âmbitos individual, comunitário e global

  • Economia de água.
  • Consumo de produtos biodegradáveis.
  • Reciclagem de materiais.
  • Separação do lixo para coleta seletiva.
  • Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.

Tripé da sustentabilidade
São eles: social, ambiental e financeiro. De acordo com o conceito, esses três aspectos devem sempre interagir de forma harmônica na direção de um negócio, garantindo a integridade do planeta e da sociedade durante seu crescimento econômico.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

O turismo consegue, na sua essência, fazer os quatro pilares do desenvolvimento sustentável andarem juntos: o social, o econômico, o ambiental e o cultural.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.
...
Portanto, para que um empreendimento possa ser considerado sustentável, o mesmo deve ser:

  • Economicamente viável;
  • Ambientalmente seguro;
  • Socialmente justo;

- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água. - Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis. - Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo. - Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

Isso porque, a produção sustentável pode aumentar a rentabilidade do negócio, melhorar a imagem corporativa, ter redução nos custos de produção e até gerar economia nas contas de água e luz, já que utilizará métodos que minimizam esses custos.