O que são trópicos na geografia?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os trópicos são linhas imaginárias, traçadas paralelamente ao Equador, que circulam a Terra inteira. Essas linhas estão dispostas no Hemisfério Norte (acima da Linha do Equador) e no Hemisfério Sul (abaixo da Linha do Equador).

Os trópicos são utilizados, entre outros, para deslocamentos no espaço geográfico, além do auxílio na demarcação das zonas climáticas e das estações do ano terrestres. Os trópicos são exemplos de paralelos, ou seja, linhas imaginárias horizontais que cortam o planeta no sentido leste–oeste.

Duas delas são conhecidas como trópico de câncer e trópico de capricórnio, respectivamente. Mas o que são essas linhas? Os trópicos da Terra são paralelos, ou seja, linhas traçadas cartograficamente no sentido leste-oeste, paralelas à Linha do Equador. Sendo assim, eles possuem latitudes específicas.

Os nootrópicos, conhecidos como “smart drugs” ou drogas da inteligência, são substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio.

Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Recebem esse nome em relação à proximidade com as constelações de Câncer e Capricórnio, as quais foram observadas pelos astrônomos de antigamente. Essas linhas imaginárias foram criadas em virtude da inclinação da incidência do sol em diferentes partes do planeta durante os solstícios.

Clima tropical do Brasil
Tendo em vista que a maior parcela do território brasileiro está inserida na zona intertropical do planeta Terra, o clima tropical é predominante no país.

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

Em geografia, chamam-se "trópicos" (do grego "tropikos" que significa "uma volta completa") aos paralelos geográficos que delimitam a zona onde a projeção zenital dos raios do Sol ocorre ao menos uma vez ao longo do ano. Nos trópicos, a projeção zenital da luz define os momentos dos solstícios.

Os trópicos de Câncer e Capricórnio receberam esses nomes porque, há centenas de anos, os astrônomos perceberam que o ápice dos solstícios de verão acontecia quando o sol estava posicionado, respectivamente, nas constelações de Câncer, no hemisfério norte, e de Capricórnio, no hemisfério sul.

Macapá, a capital de dois hemisférios, completa 260 anos.

A capital do Amapá, Macapá, é a única capital estadual brasileira cortada pela Linha do Equador.

Quais são as principais linhas imaginárias?

  • Linha do Equador: está no “centro” do mapa e divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul;
  • Trópico de Câncer (H. Norte) e Trópico de Capricórnio: os trópicos delimitam as regiões com maior intensidade solar no planeta;
  • Círculo Polar Ártico (H.

Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico.