O que são vetores de um exemplo?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os vetores caracterizam as grandezas vetoriais, que são as grandezas que precisam de orientação, ou seja, direção e sentido. Alguns exemplos são: força, velocidade, aceleração e deslocamento.

Um vetor é representado graficamente através de um segmento orientado (uma flecha). A vantagem dessa representação é que ela permite especificar a direção (e esta é dada pela reta que contém a flecha) e o sentido (especificado pela farpa da flecha).

Ademais, cálculos envolvendo vetores são utilizados em situações como dimensionamento de vigas e treliças, elevadores, guindastes, carregamentos, reações de apoio, nas quais existem forças envolvidas. Na Engenharia Elétrica, o vetor é utilizado para determinar a existência de campo elétrico.

O que é Vetor de Imagem? Você sabe o que é vetor de imagem? É a imagem que não é construída em gráficos bitmap, ou seja, construída por pixels. Essas imagens são construídas por linhas, curvas, retângulos e outras formas preenchidas.

As características de um vetor v são as mesmas de qualquer um dos seu representantes, isto é: o módulo, a direção e o sentido. O módulo de v se indica por |v|.

Como elemento de um espaço vetorial, os vetores podem ser usados para representar e analisar grandezas físicas como velocidade, aceleração e força. Vetores podem ser representados matematicamente por uma lista ordenada de números reais, chamado de coordenadas.

6 sinônimos de vetor para 1 sentido da palavra vetor: Que transmite: 1 portador, condutor, hospedeiro, intermediário, transmissor, veículo.

Vetor: é um artrópode, molusco ou veículo que transmite um parasito entre dois hospedeiros. Vetor biológico: quando o agente etiológico se multiplica ou se desenvolve no vetor. Vetor mecânico: quando o parasito não se multiplica ou se desenvolve no vetor, esse simplesmente serve de transporte ao parasito.

Os vetores são bastante utilizados não só na física, mas também na matemática (geometria analítica, cálculo vetorial, etc) e em outras áreas que utilizam a física e a matemática como ferramental para tratar de problemas reais.

Em que Vy é o número real (positivo, negativo ou nulo) denominado projeção do vetor no eixo y. Se a componente tiver a mesma orientação do eixo y, a projeção Vy será um número positivo; se tiver sentido contrário, Vy será negativo.

Dentre as operações com vetores a mais importante é a soma e a subtração, pois requer operações geométricas na sua execução e são as que estão mais presentes no dia a dia. Somar grandezas vetoriais não é o mesmo que somar grandezas escalares.

A grande vantagem de usar vetor é poder trabalhar com muitas variáveis utilizando um único nome para esse "agregado" de variáveis. Para isso existe uma sintaxe especial para pegar cada elemento do vetor, em posições específicas, como o primeiro elemento ou o décimo elemento.

Resumindo: uma grandeza vetorial é tal que sua caracterização com- pleta requer um conjunto de três atributos: o módulo, a direção e o sentido. Vetores são usados comumente em física para representar fenômenos como posição, força, velocidade e aceleração, que são grandezas vetoriais.

Os vetores são utilizados principalmente na criação de marcas (logos), ilustrações e impressos. Imagens vetoriais são importantes para poupar retrabalhos e para garantir a legibilidades de peças em diferentes tamanhos e formatos.

Scalable Vector Graphics

O formato de imagem vetorizada padrão W3C chama-se SVG (Scalable Vector Graphics). O Inkscape e as versões recentes do Adobe Illustrator e do CorelDRAW oferecem bom suporte para leitura e gravação de SVG. Outras informações sobre o formato SVG podem ser encontradas no site oficial do SVG.

Continuar lendo Quem são vetores?