O que se bebe no Pantanal?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 11 votos

O tereré é uma bebida gelada feita à base de erva-mate, típica do Mato Grosso do Sul, embora tenha chegado ao Brasil através da fronteira com o Paraguai, trazida pelos indígenas guaranis e kaiowás.

O verdadeiro tereré é feito a partir da erva natural, que é muito semelhante a erva do chimarrão, mas com uma textura mais grossa e possui um sabor um pouco mais amargo, se a compararmos com outros sabores.

Tereré (em língua guarani), ou tererê, é uma bebida feita com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis) em água fria com ervas medicinais (pojhá ñaná en guarani) tais como limão, hortelã, erva-cidreira, cocú, salsaparrilha, pé-de-cabra, rabo de cavalo, taropé, verbena, entre outros.

Se você já tem seus alimentos favoritos com o chimarrão, siga lendo que temos algumas novas opções para você experimentar!

  1. Pipoca. Nada como uma pipoquinha para acompanhar o chimarrão e ter bons momentos com a família e amigos. ...
  2. Pinhão. ...
  3. Amendoim. ...
  4. Rapadura. ...
  5. Milho torrado. ...
  6. Chips de Coco. ...
  7. Soja torrada.

O tereré é uma bebida típica da região do Paraguai, mas que também é muito popular em outras partes da América do Sul. Ele é feito com Erva mate e é servido gelado, em um copo, guampa ou cuia.

Sem contar que como ele é uma bebida diurética, a erva-mate vai fazer com que o nosso corpo atue de maneira a eliminar todos os líquidos presentes. Como resultado, a tendência é que a pessoa sofra com a desidratação. Sendo assim, o tereré não pode substituir a água.

Atenção: O chá mate não é recomendado para crianças, gestantes, pessoas com ansiedade, insônia e problemas de pressão alta, devido seu alto teor de cafeína.

Por isso ele não deve ser consumido por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade e hipertensão, pois tem uma grande quantidade de cafeína.

Sua origem é indígena, especificamente guarani e o nome "tereré" vem do ruído do ronco da guampa, quando a bebida está terminando. Em castelhano o correto é tererê, enquanto no Brasil o mais habitual é ser chamado de tereré.

A temperatura é uma das primeiras diferenças: o Tereré é uma fusão de erva-mate com água fria. Já o Chimarrão é uma infusão da erva com água quente. Quanto ao preparo, é possível adicionar algumas combinações complementares ao Tereré, como limão, hortelã (para dar mais refrescância) ou capim-limão.

O tereré é uma opção muito saudável. Quando preparado da maneira tradicional leva apenas a erva-mate e água, sem adição de açúcares ou bebidas alcoólicas.

Também conhecida como chimarrão e tererê, a erva-mate é uma planta nativa da América do Sul. Seu consumo é bastante comum pelos gaúchos e catarinenses, embora haja pessoas de outras regiões brasileiras que também se tornaram "fãs" da erva. E felizmente, a ingestão equilibrada do mate só traz benefícios.

Verdade. O consumo ocasional da bebida para pessoas saudáveis pode até facilitar os processos de digestão do organismo, combatendo inflamações e auxiliando na regulação da microbiota intestinal. Mas é preciso ter cuidado com o excesso: tomar todo dia a bebida pode, de fato, ser um problema para quem tem gastrite.

A cafeína, componente de sua fórmula, é um poderoso estimulante capaz de prolongar a atividade de nosso. Mas, mesmo que você demore mais para dormir, não significa que passará a noite em claro. A recomendação para quem tem insônia, é tomar sua cuia com a bebida até o final da tarde.

Qualquer suco de fruta que seja bem refrescante combina muito bem com o tererê! A combinação perfeita entre tererê e refrigerante de limão é responsável por causar uma sensação de refrescância extrema! Usar água saborizada também pode ser uma ótima opção.

Ela ainda chamou a atenção para o horário de consumo da bebida, por conta da concentração de cafeína na erva-mate. “Quem tem problema de insônia ou ansiedade, se tomar muito tereré após as 19h pode ter os problemas agravados”, disse, não recomendando o consumo da bebida à noite.

O excesso de tereré pode causar:
Insônia: por conta da cafeína, a erva de tereré provoca agitação. Para quem tem problemas para dormir, o consumo noturno da bebida pode não ser uma boa opção, visto que os efeitos da bebida podem dificultar o relaxamento e o sono profundo.