O que separa uma oração?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

As coordenadas assindéticas, ou seja, as orações que se relacionam sem conjunção, são separadas por vírgula.

Entre orações, emprega-se a vírgula:

  1. 1º) Para separar as orações coordenadas assindéticas:
  2. Levantava-me, passeava, tamborilava nos vidros das janelas, assobiava. ...
  3. 2º) Para separar as orações coordenadas sindéticas, salvo as introduzidas pela conjunção e:
  4. Cessaram as buzinas, mas prosseguia o alarido nas ruas.

O ponto final é um sinal usado na escrita para encerrar uma oração declarativa ou imperativa, indicando uma pausa no discurso. A oração seguinte se inicia em letra maiúscula. O ponto final encerra uma oração declarativa ou imperativa.

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

A Oração é um enunciado que contém, obrigatoriamente, uma forma verbal (verbo ou locução verbal). Dica: para contar quantas orações há em uma frase ou período, basta contar o número de verbos e locuções! Exemplos: Estou muito feliz ultimamente!

Oração é uma frase que sempre contém um verbo ou uma locução verbal (dois ou mais verbo que equivalem a um só) e é formada por sujeito e predicado, ou apenas por predicado. Exemplos: Temo pela sua saúde. (Contém uma oração, cuja mensagem transmitida gira em torno do verbo temer.)

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante. Um conjunto de orações semelhantes denomina-se período.

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

Para separar orações intercaladas;
Um dos recursos utilizados para fazer essa separação é a vírgula, como ocorre no exemplo citado, em que “Joana disse” é uma oração intercalada.

Resumindo, qual a diferença entre frase, oração e período? Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases.

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Encontros Vocálicos

  1. papai (pa-pai)
  2. oi (a palavra "oi" não se separa)
  3. sabão (sa-bão)

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa.

A palavra amor está dividida em grupos de fonemas pronunciados separadamente: a - mor. A cada um desses grupos pronunciados numa só emissão de voz dá-se o nome de sílaba.

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.