O que seria a cultura como mercadoria?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Cultura Mercadoria? É o que se denomina de cultura de massa. Refere-se a bens ou equipamentos e conteúdos teóricos e ideológicos que estão a disposição de quem pode comprá-lo, por exemplo: filmes, livros, quadros, cds, dvds, etc.

Atualmente, a expressão Indústria Cultural tem sido usada para se referir, em especial, às grandes corporações que produzem e distribuem produtos de entretenimento para o cinema, televisão, rádio, internet, entre outros meios.

Resposta: a cultura da mercadoria surge quando algo não possui significado cultural não possui algum valor sem ser o econômico aí determinado tipo de bem ou serviço e explorado economicamente e não ha nada de errado nisso inclusive é bom pois gera produção dê valor para outras pessoas é para os produtores também.

A arte passa a ser feita para ser reproduzida até o momento que o público se canse de consumi-la. Não há, portanto, intenção de criar obras autênticas uma vez que as cópias já atendem às demandas econômicas do mercado.

A arte como mercadoria é parte das relações econômicas e sociais da modernidade capitalista que se constituíram ao individualizar o sujeito produtivo e o sujeito que lucra ao explorar o sujeito que produz, colocando a produção de mercadorias no centro deste sistema.

A Cultura de Produto é um conjunto de hábitos, valores e crenças que favorece o conceito de produto. Caracteriza-se pela formação de times autônomos, orientados a alcançar objetivos de negócios através da criação ou evolução de produtos.

08) Sob a perspectiva da indústria cultural prevalece a lógica da mercadoria, da coisificação, que afasta a reflexão crítica.

"A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".

A indústria de bens de consumo aliou-se à indústria cultural para propagar os seus ideais. Nesse sentido, a indústria cultural virou uma maneira vender os produtos do mercado, além de propagar os ideais de vida burgueses do capitalismo.

A liderança na Cultura de Produto
Tem que transmitir à equipe a visão do produto, vender a ideia do que está sendo construído, qual a estratégia, o objetivo, quem é o usuário final, o problema que se está resolvendo. A visão pode ser uma frase colocada num Board para lembrar sempre as pessoas.

A cultura popular e erudita são produzidas respectivamente pelas classes populares e de elite. Já a cultura de massa é produzida para as massas, e não pelas massas (pessoas). A cultura de massa cria produtos que possam ser consumidos pela maioria das pessoas, seguindo um padrão para o consumo imediato.

Agora, o consumidor também precisa ser avaliado com base em sua cultura, seus hábitos, seus valores, personalidade e é claro, seu estilo de vida. E é com base nisso que as marcas conseguirão de modo muito mais fácil atingir os seus objetivos tanto no encontro como na fidelização de seus clientes em potencial.

Reduz a expressão cultural também a uma mesmice enquadrando tudo em um padrão. Com isso percebemos a profundidade do pensamento moderno do filósofo, e que casa perfeitamente com a contemporaneidade, o da mercantilização da cultura e do empobrecimento do ser humano diante da indústria cultural.

Resposta verificada por especialistas
A cultura Alma coletiva é aquela que está estabelecida na sociedade, diz respeito aos padrões e regras que cada comunidade segue. A cultura mercadoria, consiste no sistema de governo no qual a sociedade está inserida, respeitando este sistema e fazendo dele, parte de sua vida.

A cultura de massa é produto direto originado da Indústria Cultural. Ele abrange todo e qualquer tipo de expressão cultural produzido com o intuito de atingir grande parcela da população. Esse modo de atingir e estender ideias/conceitos de um produto denota o único objetivo: gerar comércio.

A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.

Podemos eleger como exemplos de cultura popular a música caipira brasileira, o samba, o grafite como arte urbana, a literatura de cordel nordestina, e a nossa culinária popular. A literatura de cordel é um exemplo de cultura popular produzida no Nordeste brasileiro.

“Ela é fruto da indústria que se insere no contexto do desenvolvimento do modo capitalista de produção. Ou seja, a arte, depois da revolução industrial e desse movimento capitalista, passa a ter um valor enquanto mercadoria”, explica.

Consumo consciente
A forma como consumimos também muda, quando aliamos arte à sustentabilidade. Temos menos necessidade de comprar coisas novas e substituir o que já temos com tanta frequência, o que gera menos lixo e reduz o esgotamento de recursos.

É por meio da arte que o ser humano consegue dividir suas experiências e compartilhar sentimentos com todos aqueles que estiverem disponíveis, dispostos e sintonizados. Dessa forma, a arte é livre e não pode ser imposta. É preciso estar aberto para receber e sentir o seu significado, que também será pessoal e íntimo.