O que significa 1º dan?

Perguntado por: zmoura . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada.

Os primeiros graus básicos do taekwondo são contados por uma numeração reversa que vai do 10º Kup (primeiro grau) ao 1º Kup. Depois destes temos os Dan que são representados pelo uso da faixa preta.

Para ser reconhecido como um Dan, ou seja, professor, dentro do Taekwondo, é importante que o praticante alcance a faixa preta, conforme explica Daú: “A partir do momento que o praticante alcança a faixa preta, ele começa a trilhar um novo caminho e atua com o título do professor, até atingir o 4° Dan.

O mestre Massao Shinohara, 92, entrou para a história do esporte nacional ao receber a faixa vermelha 10º Dan, em cerimônia realizada na sua Associação de Judô Vila Sônia, em São Paulo. O 10º Dan é o grau mais alto que um judoca pode alcançar e Massao é o primeiro do Brasil a ostentar esse título.

Na classificação de faixas pretas, Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente.

Faixa preta

Faixa preta
Ela é o principal objetivo de qualquer aluno que inicia a prática na arte e pretende percorrer todo o caminho. Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes.

dan (godan) – Faixa Preta (7 anos)

Na Karatê você progride através de uma série de níveis de faixas (10º - 1º Kyu). Depois disso, você receberá uma faixa preta, e progredirá por outros 9 graus de faixa preta (1 º a 10 º Dan).

O Papa Francisco foi homenageado pelo presidente da Federação Mundial de Taekwondo (WTF), Chungwon Choue, que lhe concedeu a Faixa Preta honorária de 10º Dan, a mais alta graduação do Taekwondo.

Dentro do Jiu Jitsu existe um sistema de faixas, as quais correspondem ao seu desenvolvimento aos olhos do mestre dentro do esporte, há faixas infantis, entretanto, as mais conhecidas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e a última, que é a vermelha.

Durante sua expansão, o karatê se desenvolveria em diferentes estilos. A Federação Brasileira de Karatê (FBK) reconhece cinco deles: Goju-Ryu, Shotokan, Wado-Ryu, Shito-Ryu e Shorin-Ryu.

Shotokan

  • Branca (7° Kyu)
  • Amarela (6º Kyu)
  • Vermelha (5° kyu.
  • Laranja (4º Kyu)
  • Verde (3º Kyu)
  • Roxa (2º Kyu)
  • Marrom (1°Kyu)
  • Preta (1º a 10º Dan)

No Taekwondo existem nove graduações a nível de faixas coloridas: branca, laranja, amarela, camuflada, verde, roxa, azul, marrom e vermelha.

Carlinhos do Karatê

Carlinhos do Karatê é hoje o mais graduado nesta arte marcial no estado da Paraíba pela CBK, entidade reconhecida pelo Ministério da Educação e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Carlinhos traz consigo quase cinco décadas dedicadas ao Karatê, tendo começado oficialmente na adolescência.