O que significa 3 dedos de dilatação?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros.

Através do exame de toque, o médico vai medir a dilatação do colo do útero. A dilatação ideal para o parto normal é de 10cm. A partir dos 4cm ou 5cm de dilatação começa a fase ativa (o final do trabalho de parto). Nessa fase, as contrações acontecem a cada 5 minutos e duram entre 30 e 40 segundos.

Para considerarmos um trabalho de parto, há que se ter contrações uterinas regulares e dilatação cervical progressiva. Considerando a diretriz atual do Brasil, a partir de 4 centímetros é a fase ativa. Não é possível estimar o tempo, se são 2, 3, 10 ou 20 horas.

Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros.

CRESCER: A mulher pode ter relação sexual no fim da gravidez? DIANA VANNI: Sim, até o final, desde que não exista nenhuma situação especial. Existem vários estudos que comprovam que, em gestações normais, a atividade sexual não provoca danos à saúde da mãe nem do bebê.

Ficar agachada, de joelhos ou de quatro pode facilitar o parto. Ficar agachada, de joelhos ou de quatro Algumas posições ajudam a aliviar a dor. A massagem nas costas pode aliviar muito as contrações.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

...e a dilatação
As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

4 sinais de que você está entrando em trabalho de parto

  • encaixe do bebê;
  • início das contrações;
  • ruptura da bolsa amniótica;
  • perda do tampão mucoso.

O momento de se dirigir à maternidade é quando estas contrações estão se repetindo a um intervalo de no mínimo 5 / 5 minutos. A saída de líquido pela vagina em grande volume ou em volumes menores continuamente pode ser sinal que a bolsa rompeu.

Tradicionalmente, deve-e esperar que a colo do útero dilate-se 1,2 cm/hora em nulíparas e 1,5 cm/hora em multíparas. Entretanto, dados recentes sugerem que a progressão mais lenta da dilatação cervical de 4 a 6 cm pode ser normal (1. leia mais ).

O exame de toque é utilizado para se verificar a dilatação do colo, que chega até 10 cm. “O exame de toque também avalia a espessura do colo do útero da gestante – que pode ser grosso, médio ou fino, de acordo com a intensidade das contrações. Quanto mais fino está o colo, mais rápida a dilatação acontece.

No final da gestação, o colo começa a dilatar e ficar fino, causando a perda do tampão mucoso. A partir disso, a mulher irá notar a saída de uma secreção de muco amarronzado ou avermelhado. — Isso mostra que o trabalho de parto está se aproximando.

Aqui, um aplicativo de contagem de contrações pode auxiliar muito. O melhor momento de ir para o hospital é quando as contrações estão de 3 em 3 minutos, com duração de 40 a 50 segundos cada contração.

Quando se aproxima a hora do parto a gestante pode sentir a barriga endurecer e ter contrações que não duram muito tempo. Antes de sair para a maternidade, a recomendação é tomar um banho, repousar e observar se estas contrações se mantém e se são fortes e regulares.

Para facilitar a dilatação, o ideal é a mulher ficar relaxada e para isso dizer palavras com som de “A” ajuda muito! Fale e cante no momento das dores (quando elas chegarem), isso ajudará a dilatação, deixando a musculatura de todo o corpo menos rígida e com isso acelerar o parto.

Fala-se sobre gengibre e canela, que são alimentos estimulantes e, teoricamente, deixam o útero mais sensível. Assim como o abacaxi que, por ter bromelina, ajudaria a amadurecer o colo do útero”, observou a especialista.

Faça contração muscular para interromper o fluxo e avalie
Se o fluxo parar, o que está saindo pode ser urina que acaba saindo involuntariamente pela pressão do útero sobre a bexiga. Se o fluxo não parar mesmo com a contração muscular, as chances de ser líquido amniótico são maiores.