O que significa a expressão como se?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Já a locução «como se» pode referir modo (equivalente a «da mesma maneira que») ou condição hipotética (equivalente a «contanto que», «desde que»).

“Como se fosse ontem” é uma expressão usada para mostrar que
quer se desculpar por não se lembrar de algo.

Significado de Sê
substantivo masculino [Popular] Contração de senhor; forma reduzida de senhor: vai lá e chama o sê Zé. Etimologia (origem da palavra sê). Contração de senhor, do latim seniorem.

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

Ao exercer a função de pronome apassivador/partícula apassivadora, o “se” é indicativo de voz passiva sintética e estabelece relação com verbos transitivos diretos ou verbos transitivos diretos e indiretos. Exemplos: Venderam-se várias casas. Compra-se ouro.

Existem diferentes formas de expressão de acordo com a linguagem utilizada. As mais habituais são a expressão oral (que se concretiza através da fala) e a expressão escrita (através da escrita). Cada vez que uma pessoa estabelece uma conversa com outra, está a recorrer à expressão oral.

Ser – pretérito imperfeito do subjuntivo:

  1. (Se eu) fosse.
  2. (Se tu) fosses.
  3. (Se ele) fosse.
  4. (Se nós) fôssemos.
  5. (Se vós) fôsseis.
  6. (Se eles) fossem.

By é uma preposição da língua inglesa que em português significa por, perto de, ao lado.

A expressão «seja como for», no excerto sugerido pelo consulente, redigido originalmente pelo professor José Mattoso, apresenta o mesmo valor semântico, por exemplo, da locução «De qualquer forma» («De qualquer forma, Afonso Henriques, ao proteger os eremitas, devia apreciar vivamente o seu fervor»), sendo ...

d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”. Ex: A garota penteou-se diante do espelho.

A palavra "se" desempenha diversas funções na língua portuguesa: partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito, pronome, conjunção, palavra integrante, termo expletivo, etc. Dentre essas várias funções do "se", a de conjunção é a única que permite o seu emprego em início de sentença.

Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que. Conjunção temporal: 3 enquanto, quando, sempre que.

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas.

“Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

Lá Ele é usado para proteger a pessoa das frases de duplo sentido. Ou seja, aplicar o que está sendo dito em outra pessoa.