O que significa a expressão Empório?

Perguntado por: iguedes7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Empório é um lugar que se caracteriza pelo seu grande fluxo comercial, apresentando uma intensa variedade de produtos. Atualmente, os empórios são considerados sinônimos de bazares, ou um gênero de estabelecimento comercial onde são vendidos vários tipos de produtos diferentes.

Enquanto um armazém geralmente oferece produtos básicos e em grandes quantidades, um empório costuma ter nas prateleiras produtos gourmet e especializados, em menor quantidade.

O conceito de empório hoje é mais relacionado ao estabelecimento comercial onde é possível encontrar itens diversos, secos e molhados, necessários para a manutenção de uma casa. Em alguns lugares, pode ser conhecido como mercado, armazém, mercearia, venda, bodega, mercadinho.

O que vender em um empório?

  • Bebidas: Vinhos. Cervejas. Licores. ...
  • Frios, carnes e peixes: Embutidos. Queijos. Salame. ...
  • Mercearia e Padaria: Biscoitos. Massas. Patês. ...
  • Produtos orgânicos e hortifruti: Cafés. Castanhas e sementes (castanha de caju, castanha do Pará, girassol, chia, linhaça).

Como montar um empório: Os 6 passos que você precisa dar para ter o seu negócio

  1. Planejamento. O primeiro e mais importante passo para montar qualquer negócio é o planejamento! ...
  2. Localização. ...
  3. Fornecedores. ...
  4. Decoração e organização. ...
  5. Funcionários. ...
  6. Investimento.

Somos uma empresa especializada em venda de alimentos no atacado e varejo. Atendemos pequenos e grandes negócios, e também famílias que buscam produtos de qualidade e variedade para o seu dia a dia. Temos uma loja completa e bem equipada com tudo o que você precisa.

Significado de Mercearia
substantivo feminino Lugar dedicado à venda de produtos alimentícios, bebidas e artigos de uso doméstico; armazém, venda. Os produtos vendidos nesse lugar: esse dinheiro é para mercearias. Etimologia (origem da palavra mercearia). De merce 'mercadoria' + aria; pelo italiano antigo merciaria.

| Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Significado de Empório
Armazém; comércio de secos e molhados. Etimologia (origem da palavra empório). Do latim emporium.

A palavra armazém tem origem no termo árabe “al-mahazán”, que significa sótão.

Conheça os 4 principais tipos de armazém existentes

  1. Próprio. Como o nome indica, este tipo se caracteriza quando o local é administrado pela própria empresa detentora das mercadorias armazenadas. ...
  2. Público. ...
  3. Terceirizado. ...
  4. Contratado.

Setor de bazar nos supermercados
O que é: seção destinada a produtos de utilidade doméstica, como panelas, potes, talheres, pilhas, lâmpadas, pequenas ferramentas de reparo, objetos de papelaria, brinquedos, dentre outros itens.

7 dicas para montar e abrir um mercadinho de sucesso

  1. Faça um planejamento antes de abrir um mercadinho. ...
  2. Busque a capacitação constante. ...
  3. Faça uma boa gestão financeira. ...
  4. Invista em tecnologia no seu mercadinho. ...
  5. Conheça o seu regime tributário para abrir um mercadinho. ...
  6. Divulgue o seu mercadinho. ...
  7. Contrate bons fornecedores.

Mas, claro, um empório mineiro não se resume apenas aos tipos de queijo e nas diversas formas que eles podem ser apresentados, mas, também, nos docinhos, bolos, bolachas, cachaça, cafés e outras coisas de Minas Gerais.

A Empório Gourmet trabalha no comércio especializado em vinhos, espumantes, queijos diversos, bacalhau, haddok, chocolates e chás importados. Atendimento personalizado e de qualidade.

Na maioria das vezes são alimentos de alta qualidade e importados. Os produtos comercializados por empórios são: geleias, embutidos, queijos, castanhas, grãos, antepastos, produtos artesanais, como macarrão, entre outros.

Empórios, mercearias e armazéns de secos e molhados abasteciam as casas dos paulistanos. Até meados da década de 1950, os paulistanos não tinham supermercado na cidade.

Um merceeiro, dono de uma mercearia, armazena diferentes tipos de alimentos de várias proveniências para venda a retalho.

Assim, a mercearia se caracteriza por ser o lugar em que poucos itens são vendidos, para que o cliente consiga repor o estoque do que falta em casa, em caso de emergência, enquanto o minimercado vende de tudo, incluindo perecíveis, produtos de higiene e limpeza e alimentação de toda sorte.