O que significa a expressão vintage?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. O conceito de vintage é uma referência a períodos passados e remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

O que é o estilo vintage? O estilo vintage é baseado em peças antigas, sejam roupas, calçados ou acessórios que ditaram a moda entre os anos de 1920 e 1970. Essas relíquias podem ser encontradas em brechós ou até mesmo no guarda-roupa da sua avó.

Já o vintage é caracterizado por peças antigas e que remetem ao estilo de décadas atrás. Além disso, podem ser usados elementos, como joias para evidenciar essa proposta. A diferença principal é que enquanto o estilo retrô recria peças com ares antigos, as peças vintage são de fato antigas.

1 antigo, passado, antiquado, arcaico, desusado, old school, old fashioned. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A moda vintage é algo verdadeiramente antigo, mas que é facilmente usado atualmente, já que permanece em alta na moda. Além disso, para uma peça ser considerada vintage, é preciso que tenha, no mínimo, 20 anos de idade. Por outro lado, o retrô se define por ser o novo com um aspecto antigo.

Uma das principais características do estilo vintage são os tons pastéis. Na decoração, as cores como rosa queimado, lilás, salmão, azul-turquesa e verde-água são muito utilizadas. Essas tonalidades podem ser complementadas por objetos com acabamento dourado ou acobreado.

Enquanto o vintage se refere a uma peça realmente antiga, mas bem conservada, como aquelas que a gente encontra em brechós, por exemplo, o retrô nada mais é do que uma peça nova com aspecto ou elementos que remetem às décadas passadas.

O estilo vintage resgata peças de criação mais antigas, e podem fazer referência a diferentes décadas passadas. Alguns pesquisadores diferenciam o “verdadeiro vintage” como as alusões às décadas anteriores a 1980; do “novo vintage”, ou seja, as referências aos anos 1980 e 1990.

e roupa é considerada vintage quando tem no mínimo 20 anos de existência. as peças do início dos anos 2000 já podem ser consideradas vintages, apesar do CNPJ.

conceito de vintage
o que conhecemos como vintage é uma referência da moda durante os anos 50 e 60. esse termo se adequa ao vestuário, aos calçados e aos acessórios. assim, as peças possuem referências da época, como estampas de bolinhas, itens de cores vivas e mais.

A nossa história começa em 1955, com o crescimento da popularidade do programa de TV Davy Crockett: King of the Wild Frontier. Naquela época, a tendência entre os homens era usar o chapéu de pele igual ao do protagonista, Fess Parker.

A Decoração Vintage nada mais é que um estilo de vida que remete aos anos 1920, 1940, 1960 e por aí vai, podendo ser aplicado em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas. Os itens são de fato antigos ou apenas restaurados, mantendo seu design original.

O termo vintage surgiu durante a II Guerra Mundial, quando a crise pós guerra fez com as decorações de casas utilizassem mais peças feitas à mão, como crochê e patchwork, e os mobiliários antigos fossem valorizados. Vintage significa “vinho do porto”, para passar a ideia de quanto mais antigo, melhor.

vintage {substantivo}

  1. raridade {f.} vintage (também: curio, peculiarity, rarity)
  2. vindima {f.} vintage.
  3. época da vindima {f.} vintage.

É uma peça vintage bem antiga, e apresenta sinais de uso e do tempo, como partes desgastadas e desbotadas, que podem ser observadas nas fotos. Porém, isso só traz mais originalidade à essa peça incrível, e dá uma estética incrível a ela.

O vintage é caracterizado por móveis antigos, fabricados entre os anos 50 e 80 (ou até mais velhos) e que foram conservados ao longo dos anos. Já o retrô se trata de móveis novos, com design inspirado em peças de coleções passadas.