O que significa a fogueira de São Pedro?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

A fogueira de São Pedro tem forma triangular. Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.

Veja na integra tudo sobre essa notícia. A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas”.

A ligação entre o fogo e forças espirituais, como elemento de renovação, mutação, purificação, atração de sortilégios e afastamento de infortúnios, manifesta-se em múltiplas culturas. Mitos sobre como o fogo foi dominado também são frequentes.

“O mesmo fogo que, temido como símbolo do inferno, para onde vão os pecadores, é o fogo que, nas festas juninas do passado, tinham um sentido ligado à purificação e a celebração e que, no presente, expressa a comemoração festiva e religiosa em homenagem a um dos santos mais festejados do calendário católico brasileiro” ...

Há registros anteriores à Idade Média de povos camponeses em volta de fogueiras para agradecer a boa colheita e pedir proteção contra maus espíritos. O costume de acender grandes fogueiras nessa época do ano teria sido incorporado pelo cristianismo nas festas juninas.

Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho.

A presença da fogueira foi introduzida pelos Jesuítas e baseia-se na crença de que Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar Maria do Nascimento de João Batista.

A tradicional fogueira de São João simboliza o anúncio do nascimento de João Batista, primo de Jesus Cristo e um dos principais santos da igreja católica.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

Na Igreja Católica, inclusive, ele é reconhecido como o guardião das “portas do céu”. Ou seja: cabe a ele controlar as águas que caem sobre a terra. No sertão do Nordeste, entretanto, as habilidades de São Pedro são até reconhecidas, mas não há produtor rural disposto a contrariar a força de São José.

Seu nome de nascimento era Simão, era pescador e vivia em Cafarnaum. Simão conheceu Jesus e este disse: "Você será pescador de homens" e Jesus deu a ele o nome de Pedro, que significa pedra, rocha, por sua solidez e por servir de base de fundação para a igreja.

“É importante lembrar que a fumaça das fogueiras pode causar irritação nas vias aéreas, agravando o quadro de covid-19 e de outras doenças respiratórias, além de trazer transtornos ao meio ambiente”, completou.

energia térmica

Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, ocorre transferência de energia entre eles. Após um certo intervalo de tempo, ambos terão a mesma temperatura, ou seja, atingirão o equilíbrio térmico. Fogueira, um exemplo de energia térmica.

No caso específico do Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas.