O que significa a imagem de São Jorge?

Perguntado por: ocapelo3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Conforme Hüttner, a representação de São Jorge com o dragão representa a luta do bem contra o mal. — Assim é contada essa lenda. Ele é um guerreiro da fé, ele tem armas, ele é soldado, então, ele serve bem para criar um mito que mata um dragão que representa o mal — aponta.

Jorge distribuiu toda a sua riqueza aos pobres e permaneceu fiel a fé cristã. O imperador mandou matá-lo no dia 23 de abril de 303. Os relatos de seu martírio contam que mesmo torturado e forçado a caminhar sobre brasas, Jorge não sentia dor e que não se importou em ser enterrado vivo.

- São Jorge ao lado do caixa: quem tem comércio e acredita na força do santo guerreiro, é muito comum ter uma imagem dele ao lado do caixa para proteger a prosperidade do seu negócio. É, também, muito comum ter a imagem do santo em “santinhos”.

Ele passou a ser visto como protetor dos cristãos contra os mouros, como se tivesse aparecido no céu para acompanhar os cristãos nas suas vitórias", diz Londoño. As cruzadas deram ainda mais força à mitologia de São Jorge.

São Jorge é popularmente conhecido como o Santo Guerreiro. Mas nem sempre foi assim. De origem oriental, ele era considerado pelos cristãos ortodoxos (foto) um santo protetor e seu culto se devia especialmente por ser um grande mártir.

São Cipriano

São Cipriano: Santo Invocado Para Afastar O Mal.

Oração de São Jorge
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (faça agora seu pedido). Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo.

Embora seja celebrado no 23 de abril, São Jorge desde 9 de maio de 1969 não integra mais o santoral oficial da Igreja Católica. Isso não significa que ele tenha deixado de ser reconhecido como santo, ou que sua celebração seja proibida — mas já houve confusão nesse sentido.

São Jorge, na Umbanda, é Ogum. Ogum é o guerreiro vencedor de dificuldades, é o que trabalha na rua, destruindo os inimigos com sua espada e abrindo caminhos de todos aqueles que querem vencer pela paz, amor e respeito.

No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica. Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge: 23 de abril.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge, ofereço esta vela e vos peço, protegei-me, guardai-me e guiai-me por todos os meus caminhos, com felicidade, paz e salvamento, para que eu consiga rapidamente, através de vossa proteção, a graça que estou suplicando, e vos serei fiel e eternamente reconhecido e grato. Amém!

Coloque uma espada de São Jorge dentro do colchão do filho(a) rebelde e deixe por sete dias. Depois retire a espada e troque por outra nova. Faça isto por sete semanas seguidas, depois pegue todas as espadas e jogue no mar ou em água corrente. A partir daí, seu filho(a) se tornará obediente.

Jorge: Significa "o que trabalha com a terra" ou "agricultor".

"Em árdua batalha, o valente guerreiro o perseguiu por terra e pelo ar até a lua, onde ocorreu o embate final. Imensas crateras marcam o campo da batalha e da morte do dragão", narra ele. "Reza a lenda que São Jorge decidiu morar na lua para proteger a humanidade de todos os perigos e maldades", diz Alves.