O que significa a luz azul no espiritismo?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Para a doutrina Espírita, a luz azul é utilizada como ferramenta para a “limpeza da aura”, ou seja, age como um purificador espiritual. Assim como na cromoterapia, para os espíritas, a luz azul é excelente contra os sentimentos de angústia, ansiedade e insônia.

A luz azul faz parte da luz visível, responsável pela claridade. É proveniente dos raios solares ou de aparelhos digitais (smartphones, tablets e computadores). Como tem comprimento de onda curto (380-500 nm) e muita energia, é conhecida também por high-energy visible light ou HEV.

Luz azul. O azul é reconhecido como uma das cores do descanso, introduzindo o conceito de neutralidade nos espaços residenciais. Logo, optar por lâmpadas e fitas de LED azuis é investir em relaxamento e noites bem dormidas.

O azul é associado à sinceridade, tranqüilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança, paz de espírito, frescor, higiene e limpeza. Vermelho: Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva.

Azul = Espírito Santo, água, mandamentos de Deus. Êxodo 24:10,16; Ezequiel 1:26 – presença de Deus (Espírito Santo);

A cor lilás ou violeta, principalmente, são cores do divino, da fé católica e da espiritualidade.

Vermelho: força, vigor, energia, paixão, proteção divina e psíquica. Azul: tendo o céu e o mar como referências, a cor transmite calma, harmonia e paz.

Azul. A cor do céu transmite serenidade e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor, permite a sensação de segurança em um ambiente, estimulando o lado mais racional.

Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

A luz azul boa contribui para a produção da vitamina D para o nosso corpo, além de favorecer a regulação do nosso ciclo circadiano, que nada mais é que o ciclo de sono natural do nosso corpo, onde a variação de luz influencia no nosso comportamento ao longo do dia ou da noite.

Conheça os efeitos da luz azul no sono
O que acontece é que o corpo não compreende a luz azul como um tipo de luz artificial e, por conta disso, a produção de melatonina é prejudicada, bem como o ritmo circadiano do indivíduo, provocando o estado de alerta e contribuindo para o surgimento de um quadro de insônia.

§ 1º As lanternas especiais de emergência que emitem luz de cor azul, conforme Anexo XVI, poderão ser utilizadas exclusivamente em veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, quando em efetiva prestação do serviço de urgência e ...

Cores para uma noite de sono tranquila
Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa do ramo de hotelaria em Londres, as três cores para decoração de quarto que mais ajudam a ter uma noite de sono tranquila e longa são: azul, amarelo e verde.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Verde

Verde é a cor da inveja.

O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.

Preto. É a cor do medo. Está relacionado ao sofrimento, ao susto e ao que causa pavor.