O que significa a mão está coçando?

Perguntado por: philario . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A coceira nas mãos é um sintoma que não deve ser ignorado pelo paciente, principalmente se as palmas das mãos apresentarem ardência e vermelhidão. Esses são os principais sintomas do eczema (ou dermatite), um quadro crônico, que pode piorar diante de situações de estresse.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Na maioria dos casos a coceira nos pés é causada pelo ressecamento da pele, especialmente durante o inverno. No entanto, outra causa muito comum é o desenvolvimento excessivo de fungos, também conhecido por micose, que pode ser tratada com pomadas antifúngicas aconselhadas por um médico de família ou dermatologista.

Significados comuns para a coceira na mão direita
Em muitas culturas, sentir coceira na palma da mão direita é presságio de fortuna. Quer dizer que alguém vai dar dinheiro para você ou que você receberá uma boa notícia financeira, como um aumento ou uma nova oportunidade de trabalho.

A expressão figurada "mão direita" se refere ao lulgar de honra ou a um indivíduo importante. A mão direita também é usada como um símbolo de poder, autoridade ou força.

A má circulação atinge principalmente as extremidades do corpo, como mãos e pés. Dessa forma, o sangue não circula adequadamente e deixa a sensação de frio e coceira. Isso pode piorar ao longo do dia devido ao acúmulo de toxinas.

Coçar dá prazer porque libera serotonina no cérebro
A serotonina é o neurotransmissor que os cientistas creditam por gerar sentimentos de bem-estar e felicidade. Quanto mais serotonina cruzar seu corpo, mais feliz você se sente.

A mão esquerda é a mão que está localizada no lado esquerdo do corpo, mesmo lado que coração. É importante entender que a lateralidade não se resume apenas às mãos, mas também inclui a preferência pelo pé, olho e ouvido.

O principal motivo da coceira, segundo o médico, é a falta de hidratação da pele, mas ela também pode ser desencadeada por estresse ou por uma doença crônica, hereditária e não contagiosa chamada dermatite atópica.

A dermatite de pés e mãos é uma dermatite que afeta as mãos e/ou os pés. Pode ser decorrente de dermatite de contato (alérgica ou irritante) ou de dermatite atópica. As manifestações são eritema, descamação e espessamento da pele.

É causada por dermatófitos, um grupo de fungos que crescem em ambientes úmidos e quentes, como roupas molhadas ou apertadas. Você pode contraí-la por meio do contato com toalhas ou roupas contaminadas ou transferir fungos de outras áreas afetadas da pele ao se coçar.

Isso porque quando tomamos banhos com a água muito quente, nossa skin tende a ficar ressecada e, como já vimos, pode começar a coçar. Além disso, a temperatura aumenta, causando o rubor e caso seja muito elevada, queimaduras.

Muitas vezes, esse sintoma ocorre por questões simples, como pele ressecada, picadas de insetos, cicatrização de feridas ou até após procedimentos, como a depilação. No entanto, este é também um desconforto causado por condições mais sérias, como problemas de circulação ou até doenças nos rins ou fígado.

Na Bíblia, a direita é o local onde se encontra a retidão e o paraíso, a esquerda é o lugar dos condenados e do Inferno.

Há casos em que o formigamento na mão esquerda pode acontecer por conta da falta de vitaminas, em especial a B12, B6, B1 ou E. E isso acontece porque elas podem provocar a alteração nos nervos, o que pode resultar na dormência em diversas partes do corpo, além de alteração na sensibilidade e psiquiátricas.

Os sintomas dos formigamentos podem ter várias causas, entre elas as mais comuns são: compressão nos nervos, dificuldades na circulação sanguínea, inflamações, abuso de bebidas alcoólicas ou doenças mais sérias como diabetes, AVCs, esclerose múltipla, taquicardia ou infarto.

Adão ordenou seus filhos justos por meio da imposição de mãos (ver D&C 107:40–50). Quando Jacó pronunciou bênçãos sobre Efraim e Manassés, ele impôs as mãos sobre a cabeça deles (ver Gênesis 48:14–19). Alma “ordenou sacerdotes e élderes pela imposição de mãos, segundo a ordem de Deus” (Alma 6:1).

As mãos são uma das partes simbolicamente expressivas do corpo. Em hebraico, yad, a palavra mais comum para “mão” é também usada metaforicamente para indicar poder, força, energia. (Ver William Wilson, Old Testament Word Studies, [1978], p. 205.)