O que significa a palavra glória a Deus na Bíblia?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O que caracteriza a glória de Deus é a Sua presença carregada de bondade, graça e compaixão (Ex 33,19). O NT confirma o uso da palavra kabod, glória, tal como no AT. A glória de Deus também se manifesta em Jesus (2Co 4,6), e o testemunho da Igreja Primitiva é que Ele é o Senhor da Glória (1Co 2,8).

Aleluia significa Louvem Deus Javé ou Adorem Deus Javé. É um termo de origem hebráica "Halleluyah", formado pela junção de Hallelu, que significa Louvar, mais Yah que significa Deus, Javé. Portanto Aleluia é um elogio ao Deus, Javé.

A palavra traduzida por glorifiquei é “doxazo”, que vem de “doxa” que significa glória, esplendor, mas doxazo é louvar, fazer exaltado, ou conhecido. Glorificar a Deus é louvá-lo, mas é também dar a ele a primazia, além de comunicar a sua grandeza, ou fazê-lo conhecido.

1 renome, fama, celebridade, imortalidade, importância, lustre, notabilidade, notoriedade, reconhecimento, reputação, nirvana, conquista, prêmio.

A revelação da Glória de Deus está em Jesus Cristo. Quando você encontrar com Jesus, tiver uma revelação Dele, você verá a glória de Deus. Muitas pessoas têm a presença de Deus, mas não conhecem a glória Dele. Queira e deseje ter todos os benefícios da Sua presença, mas queira e busque também a Sua glória.

Significado de Glória
substantivo feminino Honra, fama que se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações e por características excepcionais. [Religião] Beatitude celeste; bem-aventurança, céu: a glória do reino de Deus. Louvor que se oferece a; homenagem, exaltação: glória a Deus.

1. Honra, fama, celebridade, adquirida por obras, feitos, virtudes, talentos, etc.

A palavra Glória no Antigo Testamento.
No Antigo Testamento encontramos o termo glória em hebraico como “Kãbhôdh” com sua raiz vinda dos termos como “dignidade” e “peso”. No Antigo Testamento encontramos muitas vezes relacionada à riqueza ou o poder de uma pessoa (sua glória).

A glória é toda de Deus e Ele não a divide com ninguém, isso significa que não sobra nada para o homem, absolutamente nada, tudo é para Deus.

Glórias é o plural de glória.

Os dicionários não são unânimes nesta questão e, portanto, podemos assumir que se pode dizer e escrever de várias maneiras. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e o Dicionário Aurélio, Edição Século XXI atestam como formas ortográficas possíveis ámen (variante brasileira para amém) e amém.

A adoração não está relacionado à nós, mas à pessoa de Deus. A glorificação (ou Louvor)*, este sim, depende de nós, depende de nós reconhecermos o que Deus fez e faz por nós.

A glória de Deus (kãbhôdh ou doxa) significa dignidade, honra, vitória, proteção, reputação, esplendor, a manifestação do poder de Deus onde é preciso; e descreve a revelação do caráter e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo.

Louvor é o ato de enaltecer e glorificar algo ou alguma coisa; exaltar a ação de alguém ou de uma divindade. O uso da palavra "louvor" pode ser empregado em frases que representam situações de glória ou orgulho ao cumprir e realizar determinada tarefa ou ação.

Biblicamente falando, "Glória" tem a ver sempre com Deus e convém dizer "Glória a Deus", no singular. Trata-se de uma recordação da "presença", que a tradição judaica chama de "shekihah", a presença de Deus. A palavra "glória" vem do hebraico "Kavod", que literalmente significa "peso".

Glória a Deus! Glory to God! [...]