O que significa a palavra tenha?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Tenha vem do verbo ter. O mesmo que: possua, obtenha, adquira, desfrute, detenha, mantenha, guarde, experiencie, efetue.

A forma correta de escrita da palavra é tenham, com -m final. A palavra tenhão, com o ditongo final -ão, está errada. Tenham é a forma conjugada do verbo ter na 3. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo (que eles tenham) ou na 3.

A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo.

ter (verbo) -

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário, morrer e falecer, após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre, cidade e município, córrego e riacho.

1 amostra, exemplar, caso, tipo, espécie, espécime. Exemplo: O comportamento que você apresentou ontem é um exemplo concreto da sua imaturidade.

O correto é "tenha um bom dia" e é a forma mais comum no Brasil. Usando o pronome tu seria "tem um bom dia".

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”. Acompanhe exemplos: Bom dia, Joana!

É uma manifestação verbal ou escrita formada por um grupo de fonemas com uma significação. Do latim parábola. Palavra é um conjunto de sons articulados que expressam ideias e são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras, que quando agrupadas formam as frases.

Origem das Palavras
A maioria das palavras deriva de outras, que podem pertencer a outro idioma ou a uma língua que já foi extinta, a exemplo do grego antigo e do latim.

O significado das palavras é estudado pela semântica, a parte da gramática que estuda não só o sentido das palavras como as relações de sentido que as palavras estabelecem entre si: relações de sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia,...

Tenha vem do verbo ter. O mesmo que: possua, obtenha, adquira, desfrute, detenha, mantenha, guarde, experiencie, efetue.

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

Indicativo: Presente: tenho, tens, tem, temos, tendes, têm. Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham. Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram.

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”.

“A pouco”, escrito apenas com a letra A e sem acento, é usado para indicar tempo futuro, sobre o período que levará para algo acontecer. Assim, indica que dentro de pouco tempo, algo ocorrerá.

'Muito pouco' ou 'pouquíssimo'?
O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.