O que significa a palavra tesouro na Bíblia?

Perguntado por: adias . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

O tesouro é uma pérola preciosa, valiosa e única na vida de quem o encontra. Aprenda uma coisa para toda vida: Deus é o tesouro mais precioso de toda nossa existência; não há riqueza, preciosidade e valor maior para nós. Quem encontrou Deus encontrou tudo.

As parábolas de Jesus ajudam o ouvinte e o leitor a pensar de um modo diferente, olhar a realidade de um jeito novo, ultrapassando limites e despertando uma atitude mais comprometera com a vida e os acontecimentos bons e ruins. Tudo isso em vista do Reino de Deus.

Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão.

Um tesouro, como comumente conhecemos, consiste em uma volumosa riqueza: pode ser em dinheiro, jóia, ouro, prata, e inúmeros outros bens que alguém possua. Contudo, nunca devemos comparar o nosso Senhor às riquezas materiais, pois, Ele é mais importante do que ouro ou prata.

Pensemos no que inspirou os presentes levados pelos Reis Magos ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra (ver Mateus 2:11).

Quem encontra um amigo, encontra um tesouro”, diz a Bíblia, “Um amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor. Amigo fiel é bálsamo vital” (Ecl 6,14-16).

O ensino principal dessa parábola é o mesmo da Parábola do Tesouro Escondido. Essa parábola trata da disposição de se entregar tudo em favor de um bem de valor incalculável, do próprio Cristo e seu reino. Tal como na parábola anterior, aqui o mercador vende tudo o que têm para poder comprá-la.

2 Coríntios 4:7-9 NVI
Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

O ensinamento. Para interpretar a parábola do tesouro escondido, o leitor não tem que buscar um significado para a figura do homem, do campo ou do ato de esconder o tesouro. A parábola foi contada para que os ouvintes de Jesus refletissem se estavam dispostos a abrir mão de tudo, para poder alcançar o reino dos céus!

O amor é o caminho para herdar a vida eterna. À segunda pergunta do doutor da Lei, Jesus responde com a parábola do bom samaritano. No caso de conflito entre dois mandamentos, o amor e a misericórdia têm absoluta precedência.

Aqueles que são investidos na casa do Senhor recebem a dádiva do poder do sacerdócio de Deus, em virtude de seu convênio, assim como a dádiva do conhecimento de saber como fazer uso desse poder.

Mateus 13:44
“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

O maior tesouro que podemos ter na vida é o Reino dos Céus, é o tesouro que não perece, que ninguém rouba nem tira de nós, mas quando colocamos o nosso coração em outros tesouros, não abraçamos o Reino dos Céus.

O tesouro do Reino dos Céus tem um brilho sobre si mesmo, tem o brilho da graça, do amor e da ternura de Deus que está nele. O brilho do Reino dos Céus faz a nossa vida brilhar, mas não é o “brilho” para se aparecer, para sermos melhores que os outros.

“Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração.” Assim exorta Jesus no conjunto do Sermão da Montanha. Nesse trecho, localizado no capítulo 6 do Evangelho de Mateus, o Mestre acabara de ensinar a oração do “Pai Nosso”. E passa a recomendar que não entesouremos bens materiais, mas espirituais.

O apóstolo Paulo faz uma declaração semelhante em 2 Coríntios 4.7: "Temos, porém, este tesouro em vaso de barro." Jesus Cristo é o tesouro, a riqueza, o patrimônio que mora em nós. Entretanto, quando contrastamos essa afirmação com o que vivemos dia a dia e o que vemos outros viverem, algo parece estar errado.

Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”.

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”. “Tesouro escondido” é a palavra que Jesus utilizou para definir o “Reino dos céus”.