O que significa a palavra Vossa Majestade?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Vossa Majestade é um pronome de tratamento utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reis e rainhas. É incorreto usar este pronome de tratamento para príncipes, princesas, duques e duquesas.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade. O vocativo é Magnífico Reitor.

O substantivo feminino majestade é usado, principalmente, como um título dado a soberanos, como monarca, rei, rainha, imperador, imperatriz,...

Vossa Alteza (V. A) - Usado em tratamento formal a príncipes, princesas, duques e duquesas. Vossa Majestade (V. M.) - Usado em tratamento formal a reis e rainhas.

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Desta forma, conclui-se que os advogados são doutores por excelência, doutores porque a lei assim os instituiu, e até que haja uma legislação que o revogue tal concepção, continuaram a serem 'doutores da lei por excelência'.

De educação, ou por ser uma pessoa mais velha, ou por ser uma pessoa com a qual não temos intimidade, ou por ser uma autoridade, um chefe ou superior hierárquico.

2.º - O subordinado dirigindo-se ao superior, trata-o pelo posto, precedendo-o de '"senhor" ou "meu", exemplo: Senhor sargento ou meu sargento, senhor tenente ou meu tenente, senhor coronel ou meu coronel.

O duque ou Duquesa costumavam ser chamados de "Vossa Graça" pelos seus funcionários ou ordens menores.

1 elevado, distinto, eminente, elegante, excedente, excelente, excelso, excepcional, extraordinário, magnífico, maior, melhor, nobre, ótimo, perfeito, primeiro, proemimente, sobranceiro, sublime, sumo, superno, súpero, supino, transcendente, último.

2 magnificência, sublimidade, excelência, elevação, grandeza, dignidade, nobreza, realeza. Imponência: 3 imponência, superioridade, soberania, grandiosidade, suntuosidade, respeitabilidade, ostentação, pompa, pomposidade.

1. Usa-se para indicar que algo é pertencente ou relativo à pessoa ou às pessoas a quem se fala ou escreve, à segunda pessoa do plural ou no tratamento por você ou vocês (ex.: devéis ouvir os vossos pais; a ideia é vossa; os nossos lugares são na última fila, mas os vossos são mais para a frente).

Vossa Majestade - estilo reservado ao rei e à rainha. Vossa Alteza - príncipes e seus sucessores no reino; princesas; infantes e infantas; genros, noras, cunhados e cunhadas do rei.

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o Presidente da República, senadores, ministros de Estado, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, embaixadores e cônsules.

Guia Linguístico Inclusivo sem as palavras mãe e pai
Ao invés de falar mamãe ou papai, se referir a eles como “adultos, pessoas, família ou responsáveis”. E, ao invés de ” meninos e meninas “,” senhoras e senhores” diriam pessoas ou amigos.

Mamães é o plural de mamãe.

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

Sendo assim, promotores e procuradores de Justiça serão tratados por “Vossa Excelência” [V. Exa.]. De fato, o pronome de tratamento senhor ou senhora é bem menos utilizado hoje do que alguns anos atrás, quando não se admitia chamar um adulto – fosse pai, mãe, tios, autoridades – de tu ou você.

O advogado deve manter a cordialidade e tratar com respeito à parte adversa, sem assimilar emoções de seu cliente. Afinal, ele é também um instrumento do acesso à justiça. É muito importante evitar termos grosseiros ou comportamento exagerado, seja durante as perguntas ou durante a apresentação de provas.