O que significa a placa r2?

Perguntado por: apinheiro2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A placa “Dê a Preferência R-2”, adverte ao condutor do veículo a obrigatoriedade de dar a preferência para a via de cruzamento. Utilização: A placa R-2, é utilizada para garantir o fluxo contínuo da via preferencial.

Assinala ao condutor que deve parar seu veículo antes de entrar ou cruzar a via/pista. O sinal R-1 deve ser utilizado quando se deseja reforçar ou alterar a regra geral de direito de passagem prevista no art. 29, inciso III, do CTB.

Placa “Sentido Proibido R-3”, sinaliza ao condutor que seguir a frente é proibido. Utilização: Deve ser utilizado em casos de interseções com trecho contínuo de pista, onde seu sentido à frente seja contrário, em pistas com interseções "Y" ou oblíquas que se dá a proibição de sentido e proibição de acessos.

A placa “Uso Obrigatório De Corrente R-22”, adverte ao motorista que a partir do ponto sinalizado é obrigatório o uso de correntes acopladas às rodas do veículo.

Pode parar e estacionar sem problema algum desde que haja vagas e condições para o mesmo. Observação: Por padrão um via pública onde não exista indicação visual estabelecendo o contrário, o estacionamento é permitido.

Quem ainda não precisa fazer a troca? De acordo com a Resolução 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), hoje, o proprietário de veículo que ainda está com a placa antiga pode permanecer com ela desde que a mesma esteja em perfeito estado.

Seu formato é circular, mas há duas exceções: a placa R-1, “PARE”, que é octogonal, ou seja, tem 8 lados; e a placa R-2, “Dê a preferência”, que é um triângulo invertido.

A placa “Passagem Obrigatória R-24B”, adverte ao motorista que existe obstáculos e que é obrigatório o desvio à esquerda ou à direita do mesmo. Utilização: Utiliza-se a placa R-24B, para obrigar o condutor a entrar para o lado indicado pelo sinal, assim desviando do obstáculo da pista.

As placas R1 e R2 são as unicas que tem formatos diferentes das demais. São assim para que possamos visualiza-las de costa, mesmo que estejam danificadas ou mal pintadas. De frente são fosforecente ( brilham com os fárois dos carros), mas de costas ficam sem visualização.

Placa “Velocidade Máxima Permitida R-19”, determina ao condutor o limite de velocidade máxima que o veículo pode atingir na via. Utilização: A placa sinaliza a redução de velocidade, ou quando ocorrer uma das condições abaixo: Vias com limites de velocidade regulamentada.

A placa proibido estacionar é uma placa de regulamentação, placa de trânsito. Ela informa ao condutor que é proibido o estacionamento de veículos. O tempo de entrega pode variar, conforme local de destino.

Placa R8a: Proibido mudar de faixa ou pista de trânsito da esquerda para direita. O objetivo da sinalização de trânsito é informar motoristas e pedestres por meio de legendas e símbolos estatutários, regulamentos de vias locais, urbanas e rodovias, organizar o trânsito e trazer maior segurança aos usuários.

R-8B — Proibido mudar de faixa ou pista de trânsito da direita para esquerda.

Placa de Pare (Parada obrigatória) R-1.

N° DA PLACA: R – 22 NOME: USO OBRIGATÓRIO DE CORRENTE SIGNIFICADO: a partir do ponto sinalizado é obrigatório o uso de correntes atreladas às rodas do veículo. Essa obrigação se refere, pelo menos, ao par de rodas motrizes.

A placa “Duplo Sentido De Circulação R-28”, sinaliza ao condutor que a via de único sentido se modifica para duplo sentido após o local que o sinal estiver colocado.

A Placa de Regulamentação R-20 Proibido acionar Buzina, assinala ao condutor do veículo que é proibido acionar a buzina ou qualquer outro tipo de sinal sonoro, no local regulamentado.

Quando houver uma placa nesta via que proíba que veículos estacionem ao longo de uma determinada via, o "meio-fio" na cor amarela servirá para mostrar a continuidade da proibição.