O que significa a pulseira azul no hospital?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Quando avaliado dentro do nível azul, o paciente precisa apenas de um atendimento básico, sem complexidade. A SES/DF orienta que os casos classificados nessas cores podem ser atendidos em centros de saúde próximos de suas residências, ou seja, não há necessidade de se dirigirem a um hospital, à espera de assistência.

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

Os pacientes urgentes são identificados pela cor amarela e aguardam atendimento por alguns minutos. Quem recebe a pulseira verde é priorizado por alguma condição, como idade e gestação, por exemplo.

A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.

Veja se seu filho sabe o significado surpreendente das pulseiras do sexo: amarela, dar um abraço no rapaz; laranja, significa uma "dentadinha do amor"; roxa, já dá direito a um beijo com língua; cor-de-rosa, a menina tem de lhe mostrar os seios; vermelha, tem de lhe fazer uma lap dance; azul, sexo oral praticado pela ...

Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. Essa identificação visual já é usada na maior parte dos equipamentos de saúde pelo mundo, como clínicas particulares e hospitais.

A pulseira de Classificação de Risco de cor vermelha indica emergência; laranja, muito urgente; amarela, urgente; verde, pouco urgente e azul, não urgente.

Clientes com risco de queda são identificados com pulseira azul no HCB.

A cor azul na classificação de risco é indicativa para casos não urgentes, com orientação para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência. Isso significa que o atendimento será de acordo com o horário de chegada ou serão direcionados às Estratégias de Saúde da Família ou às Unidades Básicas de Saúde.

O código azul tem por objetivo padronizar o atendimento imediato da Parada Cardiorrespiratória (PCR) aos pacientes adultos e pediátricos acolhidos no Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico por Imagem, Quimioterapia, Endoscopia, Berçário, Laboratório, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico/Sala de Recuperação e, ou ...

Esta cor classifica o paciente com baixo risco de piorar nas próximas horas, porém deve ser priorizado em relação a outros pacientes por motivos como: risco de contágio, cortes que possam necessitar pontos de sutura/curativos, entre outros.

As pessoas consideradas de alto risco são sinalizadas com uma pulseira roxa colocada ao lado da pulseira de identificação.

Já a pulseira preta indica uma relação sexual. A brincadeira teve início na Inglaterra e se difundiu pelo mundo por meio da internet. Lá, elas foram batizadas de "shag bands" (pulseiras do sexo). Em Minas Gerais, os acessórios começaram a ganhar mais visibilidade neste mês.

No post de hoje, trouxemos o significado das cores das pulseiras coloridas para você. O marrom é uma cor neutra, que trás em seu significado algumas representações de seriedade, integridade, solidez e segurança.

Azul: cor da calma, tranquilidade e fé
Segundo a especialista, na Cromoterapia, o azul é a primeira cor fria, que é mais sutil e trabalha as emoções e os sentimentos. "O azul tem muitas propriedades terapêuticas e traz efeito calmante. Além disso, é uma cor que energiza e melhora a tensão da mente e do corpo", explica.

Azul. A cor do céu transmite serenidade e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor, permite a sensação de segurança em um ambiente, estimulando o lado mais racional.