O que significa a sigla CVP na enfermagem?

Perguntado por: epinho9 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O processo de cateterização venosa periférica é um procedimento da prática de enfermagem, caracterizado pela introdução de um dispositivo (CVP), numa veia periférica de modo a obter um acesso à rede venosa.

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

Acesso venoso periférico

  • Veia cefálica;
  • Veia basílica;
  • Veias medianas do antebraço e cotovelo;
  • Veias do dorso da mão;
  • Veia safena magna e parva.

O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é um modelo de como as vendas de um produto se comportam com o passar do tempo. Ele é utilizado como base para se tomar decisões em relação a um produto, por exemplo: devo investir em propaganda?

Acesso venoso periférico (AVP): Trata-se de cateter inserido em veias periféricas, geralmente em veias dos membros superiores e em região cefálica em lactentes.

No Brasil, a ANVISA recomenda a permanência de um AVP até 96 horas(2), podendo ser estendido conforme as boas práticas da instituição e caso haja indicação clínica. O AVP pode ser removido, antecipadamente, na presença de alguma complicação(2,5), como flebite, extravasamento, infiltração ou acidentalmente.

Tempo de permanência: curto (até 7 dias); longo (após 7 dias); temporário (até 30 dias) e definitivo (mais de 30 dias).

É recomendado pela ANVISA (2017) que rotineiramente o cateter venoso periférico flexível não deve ser trocado logo após um período inferior a 96 h, exceto quando necessário.

Sabe-se que existem 03 tipos de cateteres venosos centrais:

  • Cateter venoso central inserido perifericamente (CVCIP)
  • Cateter venoso central de longa permanência (tunelizado)
  • Não tunelizado: cateter venoso central temporário (não tunelizado):

O Cateter Intracath é indicado na terapia intravenosa central, que é uma via de administração de fármacos em infusões de média e longa duração em pacientes críticos. O produto é um dispositivo estéril introduzido no sistema circulatório por meio de uma punção.

Não puncionar veias esclerosadas ou membros paralisados, edemaciados ou com lesões.

Os scalps bege são indicados para veias de maior calibre e para coletas de sangue ou infusão de medicações em grande dosagem. Esse modelo é mais utilizado em adultos, idosos e adolescentes.

Os jelcos são numerados em números pares do 14 (maior e mais calibroso) até o 24 (menor e mais fino).

Como mencionamos, as cinco fases tradicionais do ciclo de vida do produto são desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. No entanto, é importante destacar que os produtos podem apresentar variações, dependendo das suas especificidades.

Segundo esse conceito, todo bem de consumo passa por 4 estágios diferentes:

  • Introdução;
  • Crescimento;
  • Maturidade; e.
  • Declínio.

O Ciclo de Vida de um Produto mostra a sua jornada completa, com começo, meio e fim. Suas 5 fases são: Desenvolvimento, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

15 a 45 graus

Delimitar e imobilizar a veia, esticando a pele do paciente, com a mão não dominante, utilizando os dedos polegar e indicador; 14. Proceder à punção e à introdução do dispositivo na veia, com o dispositivo em angulo de 15 a 45 graus pelo método direto ou indireto; 15.

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

veia cefálica acessória

do polegar a veia cefálica acessória é uma vez bastante carinhosa que considerado inclusive excelente para punção venosa ela.